Blog do UOL Tecnologia

Cientista cria software que identifica fotos alteradas no Photoshop

Rodrigo Vitulli


Quem sabe o software não evite erros bizarros como este que deixou a cantora Whitney Houston com três mãos

Você é capaz de dizer quando uma foto foi alterada no Photoshop? Se o designer é muito bom, as alterações são quase imperceptíveis. Mas Hany Farid, um cientista do Dartmouth College, nos Estados Unidos, acaba de finalizar um software que vasculha as imagens digitais em busca de alterações feitas no programa da Adobe.

A principal função do software desenvolvido por Farid é comparar a “assinatura digital” que cada fotografia tem com um banco de dados que reúne informações de todas as máquinas digitais já fabricadas. Dessa maneira é possível identificar se a foto está intacta desde quando saiu da máquina ou se passou por alterações no Photoshop: “É exatamente como um exame de balística; se o Photoshop tocou a fotografia, saberemos”, disse Farid à revista “Bloomberg Businessweek”. Além disso, o software é capaz de dizer a data e horário da alteração.

O desenvolvedor do software ainda não pretende vendê-lo comercialmente, mas compartilhar a novidade com agências governamentais que precisam de ferramentas mais apuradas para investigar fotografias.

Lá do Bloomberg Businessweek
Imagem
: GettyImages