Blog do UOL Tecnologia

Loja de aplicativos para Mac estreia com poucas opções no Brasil

Rodrigo Vitulli

A Apple acaba de lançar a tão esperada loja de aplicativos para Mac. A ideia é muito interessante e tem tudo para repetir o sucesso conquistado nos outros dispositivos. Por ser tão nova, a variedade de aplicativos na loja dos EUA é bem farta. Já na do Brasil não se pode dizer o mesmo. Por aqui, o número de aplicativos não gratuitos disponíveis não passa de cinco*. Fraquinho, fraquinho, se compararmos com as centenas de opções da loja norte-americana.

Tal qual a loja de AppStore para iPhone e iPad, a Apple limita certos downloads por ter que respeitar a legislação de cada país. A loja da Argentina, por exemplo, é diferente da brasileira, que também não é igual a do Chile.

Com relação aos aplicativos gratuitos, a situação é um pouco melhor, mas também escassa. São 13 aplicativos ao todo. A gente espera que a situação melhore com o passar do tempo.

*Atualização: cerca de duas horas depois do lançamento (e do post original aqui no Gigablog), outras opções surgiram. Agora já são 20 aplicativos não gratuitos na App Store para Mac no Brasil. Ainda é bem inferior à loja de aplicativos dos EUA, mas é bom ver que a variedade tende a aumentar. Ah sim, os gratuitos já passam de 35.

Imagem: reprodução

  1. marcio

    07/01/2011 08:54:57

    Mac? O que é Mac? Nunca vi, nem comi. Só ouço falar.

  2. Paulo Morais

    07/01/2011 08:38:39

    A loja é uma grande sacada, a apple vai rachar de ganhar dinheiro. Sobre a variedade de apps o maior problema são os jogos, dada a restrição brasileira a oferta desse tipo de soft é muito pequena. Uso o app store para Ipad e Iphone e certamente irei usar para Mac, é muito prático, além de dar acesso a programas que nao estão nas lojas por aqui. Abrir uma conta nos EUA é uma boa medida para quem quer ter variedade, assim tenha duas, uma aqui e outra lá.Voltei a ser usuário de Mac faz 2 anos e não quero outra vida, não esperar horas pelo boot do Windows é uma benção do céu.

  3. Paulino

    07/01/2011 08:00:52

    O bom é que a quantidade de apps gratuitos é bem maior que pagos. Bem a cara nossa! Espero que continue assim, mas duvido.

  4. Vinicius

    07/01/2011 07:38:57

    Disse o entrevistado:"Com relação aos aplicativos gratuitos, a situação é um pouco melhor, mas também escassa. São 13 aplicativos ao todo. A gente espera que a situação melhore com o passar do tempo."O que é melhorar para ele? Sair de 1 aplicativo para 2? Ou sair de 1 para 100? Com toda a sinceridade... meu palpite é que você vai ficar esperando.Faz 15 anos que comprei um MAC e foi um grandeeee o sofrimento, pra nunca mais. Uma das compras mais horriveis que fiz. E é bem possível que não tenha mudado muita coisa de lá para cá, visto o teor da notícia.Esse post nao vai sair mesmo impresso. Afinal, vai estragar a noticia-festa?

  5. Marcos

    07/01/2011 01:11:24

    Discordo que o motivo seja pirataria. Quem tem dinheiro pra pagar 5x mais por um Mac do que um PC normalmente compra os softwares, Macs sofrem muito menos com pirataria. A Amazon também não vende/envia coisas para o Brasil de um monte de marcas, porque eles alegam que se o produto tem um revendedor autorizado no Brasil, o produto deve ser adquirido junto a esses revendedores, alegam problemas com garantias diferentes oferecidas pelos fornecedores nos diversos países. Agora, se o revendedor cobra 10x mais pelo produto (como nos Macs), é problema nosso.

  6. CRB

    06/01/2011 19:32:55

    E vc acha que a apple ia disponibilizar varias opcoes no paihs da pirataria? Fala serio?! Conheco pouquissimas pessoas que, qdo precisam de um software novo, comprar ao inves de fazer download na internet ou comprar "na banquinha pirata"...P/ o Brasil ser atrativo nesse tipo de mercado, mta, mas mta coisa ainda tem q mudar....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso