Blog do UOL Tecnologia

Google libera função para Android que traduz conversas em tempo real

Rodrigo Vitulli


O aplicativo pretende tornar possível uma conversa entre dois idiomas completamente diferentes

Ao que parece, o Google guardou avanços interessantes para lançar logo após a CES em Las Vegas. Esta semana, conhecemos a nova versão do Goggles, aquele serviço que resolve até quebra-cabeças do tipo sudoku. Hoje, uma atualização do Google Tradutor para Android adiciona uma funcionalidade que impressiona, o “Conversation Mode”.

A novidade, apresentada em setembro de 2010 na IFA, em Berlim, mas só disponível agora, certamente será muito útil para turistas que estranham a língua estrangeira. Em poucas palavras, o “Conversation Mode” reconhece a fala de língua estrangeira e a traduz para qualquer outro idioma escolhido, tudo em tempo real. Na teoria, é como se você contratasse um tradutor humano para não perder nenhuma parte da conversa; na prática, bem, o serviço ainda precisa ser bastante aprimorado.

Basta apertar um botão e dizer a frase cuja tradução está procurando. O Google Tradutor fará uma pesquisa em seu banco de dados por meio de conexão com a internet e apresentará o resultado em outro idioma, com a opção de reproduzi-lo em viva-voz. O próprio Google deixa claro que é a versão disponível para os usuários ainda está em caráter experimental e, por isso, apresenta falhas características de qualquer tradutor (vídeo demonstrativo 1 e 2).

Por enquanto, apenas os idiomas Inglês e Espanhol funcionam no “Conversation Mode”, mas a expectativa é outros sejam incorporados em breve.

Imagem: Getty Images