Blog do UOL Tecnologia

Facebook adiciona status de relacionamento para comunidade LGBT (mas não no Brasil)

Rodrigo Vitulli

Os usuários do Facebook nos Estados Unidos, Canadá, França e Reino Unido agora podem escolher entre duas novas opções para tornar público um relacionamento com pessoas do mesmo sexo. A rede social adicionou “união civil”, destinadas a pessoas casadas apenas no civil, e “união doméstica” para parceiros que não são casados.

“Era uma das principais requisições dos usuários da rede. Nós queríamos fornecer a opção para que as pessoas pudessem expressar genuinamente sobre o status de sua relação”, disse um represente da rede social ao site americano “Mashable”.

As opções disponíveis até então abriam margem para que as pessoas pudessem se declarar “enroladas”, em um “relacionamento sério” ou mesmo casadas, mas as novas opções detalham o tipo de união. Para tomar a decisão, os adminstradores do Facebook se reuniram com membros do GLAAD (sigla em inglês para “Aliança de gays e lésbicas contra a difamação”).

O que pode parecer algo positivo tem gerado polêmica. Isso porque alguns membros da comunidade LGBT (acrônimo pata Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis) alegam que a atitude da rede social é preconceituosa e tende a segregar os homossexuais e heterossexuais. Para essas pessoas, classificar o casamento gay como “união civil” ou “união doméstica” é uma atitude contrária ao movimento que pretende uniformizar os casamentos independentes do sexo: “Prefiro colocar apenas ‘casado’. Isso resume tudo, não precisa ficar definindo”, comentou um rapaz na própria rede social logo após a publicação de nota oficial.

Lá do Mashable
Imagem: reprodução

  1. Rodrigo Rocco

    24/02/2011 11:13:05

    Se não quer usar as novas definições porque os termos usados não se adequam ao que você considera que sua relação se enquadra, continua usando as antigas! Como tem gente que faz tempestade num copo d'água! São só mais duas opções para descrever o tipo relacionamento, meu Deus! Não quer usar, não usa!

  2. Dhyone Schinemann

    21/02/2011 12:04:48

    Não precisam disso não. Coloca-se casado. Ou solteiro. Simples, não?

  3. Ale Esclapes

    18/02/2011 19:13:36

    Esses "alguns membros da comunidade LGBT" deveriam saber que o termo "união civil" e "união doméstica" podem perfeitamente serem utilizados tanto para hetero como para homo. Dado que na maioria das religiões não existe "casamento gay", seria lógico também pensar que todos que coloquem "casados" são heteros, e que logo, esse termo é preconceituoso. Afora que só preenche esse dado quem quer - ninguém é obrigado.Ale

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso