Operários chineses pedem ‘respeito’ à Apple
Rodrigo Vitulli
Imagem da carta enviada à Apple e ao Steve Jobs
Funcionários chineses da fábrica Wintek (a companhia é taiwanesa, mas possui sede no parque industrial Suzhou, oeste da China) enviaram uma carta à Apple e ao Steve Jobs, para alertá-los sobre as péssimas condições de trabalho e requisitar retratações por terem exposto os operários a uma substância tóxica conhecida como n-hexano.
A substância não é mais usada nas fábricas; foi trocada por álcool comum, que evapora mais lentamente e atrasa a produção. Os funcionários acusam as companhias (Apple e Wintek) de terem lucrado milhões de dólares sem se importar com o estado de saúde dos empregados (clique aqui para mais informações).
Segundo a agência de notícias Reuters, o conteúdo da carta dizia que o n-hexano é uma “assassina invisível” e que causa “dormência súbita nas mãos, inchaço e dor nos pés, cansaço e fraqueza.” Apesar de não utilizarem mais a substância, os funcionários acham que não foram compensados o suficiente e temem não ter recurso para arcar com possíveis despesas médicas.
Um dos trechos da carta trazia a seguinte mensagem: “Esperamos que a Apple respeite nosso trabalho e nossa dignidade. Esperamos que eles nos peçam desculpas”.
Lá da Reuters
Imagem: reprodução
-
Rodrigo Rocco
24/02/2011 11:43:32
Esperam que eles peçam desculpas? Só isso? Eles deveriam exigir da empresa no mínimo plano de saúde completo e totalmente gratuito se precisarem tratar no futuro de alguma possível seqüela causada pelo n-hexano.
Leia os termos de uso