Rumor: RIM estaria testando aplicativos Android em Blackberrys
Rodrigo Vitulli
ShopSavvy divulga relatório com acessos de Blackberrys. Aplicativo só está disponivel para Android e iOS
Rumores recentes apontam que a Research In Motion, produtora dos celulares Blackberry e do tablet Playbook (vendido apenas nos EUA) estaria integrando os aplicativos da Android Market em seu sistema operacional.
O site de notícias norte-americano “Boys Genius Reporter” alega ter obtido informações exclusivas, provenientes de fontes internas da RIM, sobre a utilização da máquina virtual Dalvik, a mesma do sistema Android, em seus aparelhos. Isso permitiria executar qualquer aplicativo feito para Android nos celulares Blackberry.
A Dalvik possui código aberto, isto é, qualquer programador pode modificar o código fonte inicial para adequá-lo às necessidades. Em outras palavras, não há necessidade de acordo entre a RIM e o Google para que ambos utilizem a plataforma.
Enquanto os rumores aumentam a cada dia, uma nova evidência deixa o mercado ainda mais ansioso. O produtor do aplicativo ShopSavvy notificou que três modelos de Blackberry utilizaram seus serviços nos últimos meses. Bem estranho, já que o aplicativo está disponível apenas para iOS (iPhone) e Android.
A possibilidade de três hacker terem adaptado os sistemas existe, mas é improvável. A como a gente gosta mesmo é de rumor, tende a acreditar nas especulações. Será? Seria um grande impacto no mercado de smartphones, já que, segundo dados da Gartner, a RIM possui 16% de representatividade.