Blog do UOL Tecnologia

Falha técnica apaga dados de 150 mil usuários do Gmail

Rodrigo Vitulli

Segundo relatos, o Gmail reconheceu algumas contas como recém-cadastradas

Uma falha técnica fez com que milhares de usuários perdessem informações contidas no serviço de e-mail do Google, o Gmail. O número de usuários afetados pelo problema, que ocorreu na noite deste domingo (28), é estimado em 150 mil.

Segundo relatos postados no Twitter e em fóruns de discussão, algumas pessoas reportaram que a conta do Gmail os tratava como um usuário recém-cadastrado, ignorando mensagens de e-mail trocadas previamente, além de pastas e opções configuradas pelo usuário.

''Eu perdi tudo, e-mails, pastas, e tudo o que eu tinha no Gmail. Porque isso aconteceu? Como posso reaver minha informações'', postou um usuário no fórum oficial da empresa. Em seguida, outro usuário comentou: ''Todas as minhas configurações de conta, contatos, email, pastas… tudo desapareceu''.

Em nota, o Google disse que a falha já foi localizada, e que os engenheiros estão trabalhando o mais rápido possível para evitar mais prejuízo aos usuários. Segundo a empresa, algumas contas já foram restabelecidas, mas não há previsão para que o problema seja solucionado completamente.

O serviço de Gmail tem mais de 200 milhões de usuários ativos. Segundo o Google, “menos de 0,08%” tiverem problemas na conta.

Lá do Engadet
Imagem:
reprodução

  1. Celso Correa

    02/03/2011 11:25:11

    Bom eu uso o serviço do Gmail a pelo menos 8 anos nunca tive problemas pelo contrario sempre me deram suporte em tudo, recentemente compre mais espaço dentro do Gmail Hoje tenho aproximadamente 30Gb e tenho confiança total nos serviços do Google

  2. celino

    01/03/2011 12:52:28

    nao perdi nada. Google ainda eh o melhor gmail tbm

  3. Arquimedes

    01/03/2011 10:19:32

    Eu perdi tudo em setembro - 8 anos de arquivos, 3 blogs de alunos e mais de 1,4 mil fotos no Orkut. Tente falar com alguém de carne e osso no Google. Não existe. Fujam dos provedores gratuitos. Pelo menos no UOL(e outros pagos), se der zica, tem alguém no outro lado da linha pra resolver. Como pagamos, podemos exigir e temos o Código de Defesa do Consumidor a nosso favor. Já no Gmail...

  4. André Pinheiro

    01/03/2011 08:05:06

    Bom dia a todos,Eu uso o Outlook para receber e-mail do google, alem disso ainda uso uma pasta de dados onde guardo os e-mail mais importantes em um HD externo. O serviço do google de e-mail é gratuito e sugeito a falhas.Para quem perdeu os dados, acredito que o google fará o possível para recuperar.

  5. Luis Claudio Botelho

    01/03/2011 07:35:48

    Ahhh bom... puxa, ainda bem que só 160.000 usuários tiveram problemas... então ficou tranquilo de resolver, não é?

  6. Norival

    01/03/2011 03:25:51

    O Google tem o serviço pago para empresas. Para quem paga eles garantem que não existe perda de dados. Os que usam o serviço de forma gratuita corremos riscos, logo devem pensar em armazenar de outra forma como garantia.Não estou defendendo o Google, mas só lembrando que pelo contrato é avisado que pode ocorrer. Como eu sempre falo:O Google pode ser seu extremo aliado, mas por outro lado ele pode se tornar seu fracasso. O risco de ferramentas que dominam a ponto praticamente de "monopolizar" o mercado é comum não só neste caso.A quem disse que iria abrir uma conta no Gmail: Descobriu hoje que a rede existe?

  7. fernando sestari

    28/02/2011 23:41:08

    pra isso inventaram o outlook.

  8. Daniel

    28/02/2011 22:58:06

    Eu utilizo o Gmail como conta principal, desde que ele foi criado.Nunca tive problemas desse naipe, mas, mesmo assim, como diz aquele ditado popular..."Seguro, morreu de velho".Apesar de confiar nos serviços do Google muito mais do que os da Microsoft, eu mantenho Backup de todo material que considero importante, para evitar esses contratempos.

  9. MOTTA

    28/02/2011 22:49:08

    Senhores, aprendam....Quem ri por ultimo é quem fez backup....O Ministério da Saúde adverte, não fazer Backup pode prejudicar a sua saude.....

  10. Fábio

    28/02/2011 22:21:25

    Se fosse bom não era de graça e de graça nem relógio funciona, precisa pôr uma pilhinha nele pelo menos. Ou seja, chuuuuuuupa bando de zé ruela que deixa a "vida" (contatos, docs importantes) no gmail, merecem comer grama mesmo. Meu i-meio do uol já tenho há 11 anos e nunca deu o mínimo problema, simplesmente impecável. O pior é neguinho reclamar de 01 serviço gratuito...... kkkkkkkkkkkkkkkkkk mais engraçado que briga de bêbado.....

  11. Joao Paulao

    28/02/2011 22:21:07

    Email de graça, vai reclamar pro espelho..rs

  12. Humberto Guanais

    28/02/2011 22:14:21

    Concordo com Will, perder os contatos, os favoritos, agenda não é nada, comparado a Estive Ballmer! Triste!

  13. JR BENJAMIN

    28/02/2011 22:06:07

    Outlook , Obrigado .

  14. jair ledson

    28/02/2011 21:55:31

    Pessoal, o Hotmail tem um serviço de backup de qualquer email, fiz o meu e não perdi nada. Basta criar um email solicitando backup de qualquer servidor, comigo funcionou.

  15. Juliano

    28/02/2011 21:42:04

    Eita, Google dando pau, 2012 chegando... RUN TO THE HIIIIIIIIIIILS!!!!!!!!!!!!

  16. osama bim laden

    28/02/2011 21:08:22

    olha gentiii to aqui nas cavernas do afgnanistan mas com meu not bookainda consigo fazer muitos estragos..prepatren-se o proximo passo e tirar do ar o BBB, COISA MAIS CHATA DO MUN DO UAI...salemaléee aláaaaa kibe..........................

  17. Will

    28/02/2011 20:51:52

    "Estive Ballmer" foi mais triste que a noticia em si

  18. Jorge Fernado

    28/02/2011 20:45:44

    É meus e-mails favoritos também foram apagados! :(

  19. Ivone Guerra

    28/02/2011 20:44:14

    Boa noite.ASou estéticista e meu gmail esta mostrando para os meus contatos (clientes) que estou on line por 24 hrs , o problema é que eles me chamam no gtalk e nao respondo pois na verdade nao estou on line.Como faço pra apagar a luz verde, pois mesmo desconectada as pessoas veem a luz verde?Aguardo retorno.Imagina! Posso estar perdendo clientes pois eles chamam e eu nao respondo.

  20. meliza

    28/02/2011 20:43:23

    Meu perfil foi excluido na sexta-feira,perdi tudo tb,fotos de familia, de trabalho,aplicativos......

  21. João Henrique

    28/02/2011 20:35:57

    Estatisticamente falando, pode acontecer

  22. leodecio fernandes da silva

    28/02/2011 20:26:19

    quem não tem falha nesta vida? aquele que não tiver que apresente-se!

  23. Douglas

    28/02/2011 20:19:34

    Isso que da coisas gratis. Bem feito

  24. Dr Adolpho

    28/02/2011 20:04:13

    GENTE O CONTRATO COM GOOGLE OU COM QUALQUER OUTRO SITE DE E-MAIL EXISTEM CALUSULA EXCLUINDO AS RESPONSSABILIDADES DELES, POREM ELES DEVEM TER O MINIMO DE SEGURANÇA, ISSO AI SE VCS PEGAREM UM ADVOGADO BOM VCS CONSEGUEM GANHAR. MESMO ELES SENDO UMA PRESTADORA DE SERVIÇO GRATUITO ELES TEM RESPONSABILIDADE SIM. VAMOS ACIONAR O JUDICIARIO, PEQUENAS CAUSAS.... EH POKO PRA ELES

  25. Antonio Gadu

    28/02/2011 20:02:41

    Perdi 80 reais no jogo do bicho e 70 no palitinho... será que o Google vai me ressarsir?

  26. Marcos Almeida

    28/02/2011 19:50:37

    Será que é um pré anuncio do fim do Mundo....ai meu Deus!!!!Corram, tudo está perdido.....Afff....uma empresa como a Google não estar preparada para cloud computing, que comentário mais sem noção.....Nada é perfeito, é por isso que existem planos de contigência. Claro que os engenheiros vão analisar e procurar o erro. Claro que há perdas, mas nada significativo perto do tamanho da base de dados.

  27. Luiz De Paula

    28/02/2011 19:50:01

    Julio Vaz, me desculpe cara, mas acho que a Galera de Redmond não é a mais indicada para dizer se uma empresa do ramo de tecnologia esteja preparada ou não para alguma coisa.Uso o Gmail desde que foi lançado, e conto nos dedos da mão esquerda do Lula as vezes em que ele apresentou problemas.Problemas ocorrem até em contas pagas - vide UOL / TERRA - e uma conta gratuita, do naipe do Google, não pode ser execrado por uma falha que, inclusive, já se dispuseram a tentar consertar, ou amenizar os problemas...E bem falou o Carlos Dixon e Turco Barbudo: leiam o termo!Eu continuarei a utilizar, se sem medo!Abraços

  28. andré bruno

    28/02/2011 19:36:42

    Backup, é a palavra chave. Já ouviram falar nisso?

  29. Mimi

    28/02/2011 19:36:34

    Perdi todos os meus e-mails. E agora?

  30. João B.P.JR

    28/02/2011 19:31:57

    Se formos comparar esse pequeno incidente de 0,08% de usuários afetados aos virus e falhas que a Microsoft deixa acontecer em seu software e a todo prejuizo já causado com perda de dados e formatação de máquina, acredito que quem jamais estaria preparado para a computação nas Nuvens é a Microsoft de Steve Ballmer.

  31. aniella mattos

    28/02/2011 19:30:51

    O Big Brother foi copiar nossos dados e fez essa m...

  32. Strupicio

    28/02/2011 19:23:30

    Julio, esse " Estive " que você citou, "Estava" onde quando disse isso...rs

  33. orlando pinto da silva

    28/02/2011 19:10:25

    Eu acredito que este problema aconteceu antes de domingo, meus e-mails de dezembro janeiro até 18 de fevereiro sumiram. Por isso~não acredito que tenha acontecido só dia 28.

  34. jorge

    28/02/2011 19:10:07

    É por isso que eu uso o UOL desde pequenininho.

  35. Eliseu Mariotti

    28/02/2011 19:04:25

    Isso é armação. Todos os anos, milhares de pessoas no mundo perdem seus dados nos servidores do google, para recuperar espaço.E turco, comente um contrato quando tiver conhecimento do mesmo, caso contrário, é fácil pensar que vocês está defendendo o google por algum motivo,Sem ofensas,Eliseu

  36. Ronaldoo

    28/02/2011 19:02:05

    Julio -- os email perdidos não em nada haver com computação em núvem. E é Steve e não Estive...

  37. Eliseu

    28/02/2011 19:02:03

    Isso foi armação, para recuperar mais espaço nos servidores. Todos os anos milhares de pessoas no mundo perdem seus dados nos servidores do google.E turco, comente um contrato quando tiver conhecimento do mesmo. Fora isso, pensarei que você pertence ao google.Sem ofensa,Eliseu

  38. Franklin

    28/02/2011 18:56:24

    Já era, os dados foram perdidos!

  39. Osmar Ribas

    28/02/2011 18:53:45

    Espero que o fato sirva como um alerta para que não depositemos toda a nossa vida pessoal, profissional, etc, armazenada em um serviço de e-mail. Como bem disse uma das usuárias, todas as nossas configurações de conta, contatos, e-mail, pastas… tudo pode desaparecer... Tudo!!! É uma possibilidade, e não é tão remota assim.Façam back up de suas informações importantes. Já existem HDs externos de até 2 TB, e não são tão caros assim...Previnam-se.A prevenção evitará grandes dissabores!!!

  40. Louis

    28/02/2011 18:49:41

    É por essas e outras que, embora use e-mail, faço questão de acessá-lo por pop3, através do Thunderbird, e ter todas as minhas mensagens armazenadas também em meu PC. Assim, caso haja pane em Meu PC, o Google é o backup, e caso o Google perca meus arquivos, não faz mal.

  41. johny

    28/02/2011 18:46:01

    Coisa gratuita é assim mesmo, se querem algo melhor, paguem um serviço e parem de reclamar!hahahah

  42. JOJOJ

    28/02/2011 18:25:46

    EU TAMBEM PERDI MEUS DADOS AGORA OS SEIS LADOS DELE ESTÃO EM BRANCO

  43. Sergio

    28/02/2011 18:08:04

    Será mesmo que ele tem backup. Já vi esta novela antes....

  44. Dalton Tavares

    28/02/2011 18:06:55

    Concordo com alguns... este é um dos riscos de usar a "nuvem"... é muito bonito, mas obrigação de backup é sempre do dono das informações e não do provedor.

  45. Paulo

    28/02/2011 18:00:01

    E eu? Não estou sendo considerado como novo. Apenas aparece que a minha conta foi cancelada! Ontem à noite usei normal, ja hoje!

  46. Ednaldo

    28/02/2011 17:55:13

    isto mostra mais uma vez que todos todas e qualquer ser vivo e empresa deste mundo são vuneraveis a qualquer momento de sua existencia.ninguem é perfeito nenhum administrador consegui superar essas fragilidades

  47. marcelo medrado

    28/02/2011 17:40:24

    Tambem tive problemas na minha conta que foi bloqueada por atividades suspeitas. Suspeito que o GMAIL anda muito suspeito.

  48. Marcos Augusto de Carvalho Senna

    28/02/2011 17:29:06

    Eu estava pensando em abrir uma conta no gmail....como fica?Marcos A

  49. David

    28/02/2011 17:28:11

    UuuuuuuoooooooollllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllL!!!!!

  50. Marcos Augusto de Carvalho Senna

    28/02/2011 17:27:51

    Eu estava pensando em abrir uma conta no gmail....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso