Blog do UOL Tecnologia

Mulheres se sentem mais culpadas quando o celular toca, diz pesquisa

Rodrigo Vitulli

A TPM é vista como grande responsável no comportamento inconstante de algumas mulheres. Mas antes de culpar a famosa Tensão Pré-Menstrual, culpe os Blackberrys, iPhones ou qualquer outro smartphone. Uma estudo publicado no jornal “Journal of Health”, mostrou que as mulheres se mostram, em média, 40% mais angustiadas do que os homens quando o toque do celular interrompe as atividades caseiras ou com a família.

A pesquisa, realizada com cerca de mil cidadãos norte-americanos, mostrou também que as mulheres tendem a se sentir duas vezes mais culpadas quando colegas de trabalho ligam fora do expediente. O resultado persiste mesmo em homens e mulheres que estão submetidos a mesma reponsabilidade no trabalho e na vida familiar.

O pesquisador e líder do estudo, Paul Glavin, se diz surpreso com a maneira que homens e mulheres reagem às ligações profissionais fora de hora. Para ele, a teoria que melhor explica a disparidade entre os sexos é de que a mulher tende a priorizar, mesmo que de forma inconsciente, o lar e a família. O fato de estarem inseridas no mercado de trabalho, não as isentam das preocupações e responsabilidade de casa.

Segundo o psicólogo Leslie Connor, a diferença de comportamento entre as gerações é a principal responsável pelo sentimento de culpa: “A maioria das mulheres costumavam ficar em casa no passado. O modelo de mãe era aquela que esperava o filho no ponto de ônibus, e fazia refeições com a família na mesa de jantar. Hoje, as mulheres acham que não conseguiriam ser uma mãe tão boa quanto as mães do passado”, diz Leslie ao “Journal of Helath”.

A pesquisa entrevistou cidadãos norte-americanos com idade média de 40 anos. O foco foi entre os casados e com filhos, com renda anual entre US$ 60 mil e US$75 mil.

Lá da CNN
Imagem:
Getty Images