Blog do UOL Tecnologia

Das antigas: site recria os velhos minigames eletrônicos

Rodrigo Vitulli

De todas as dicas do Gigablog, esta talvez seja a mais nostálgica. A gente vai explicar tim tim por tim tim daqui a pouco, mas antes é necessário contar uma historinha para o mais novos:

Caros bebês da geração Google,

Antigamente, quando não existia Nintendo DS, Gameboy, ou PSP, os fãs de games portáteis se divertiam com os chamados minigames – na época com hífen.  Eram aparelhinhos monocromáticos, cuja tela mostrava um fundo estático. Era nesse fundo que as personagens se moviam, sempre em comandos pré-programados. Geralmente o objetivo dos jogos era realizar tarefas repetitivas, desenvolver habilidade e bater recordes. Nada de livre arbítrio ou realidade aumentada. O som? Ah isso era um caso à parte. O som era bem tosquinho, monofônico, com uma nota de cada vez. Eram bem caros, é verdade, mas nas décadas de 80 e 90, quando a febre começou, os minigames eram o que de mais divertido e portátil existia… Bons tempos….

Pois bem, chegou a hora de matar a saudade (ou conhecer) um pouco da magia que contagiou milhões de crianças há mais de 20 anos. O site Pica Pic reuniu alguns dos minigames mais famosos de todos os tempos e criou uma interface “jogável”!!! Usando o teclado do computador é possível jogar como se tivesse com um deles na mão.

Este repórter não resistiu e relembrou o bom e velho minigame do Exterminador do Futuro. Foi como voltar no tempo. Que Angry Birds que nada, que quero mesmo um emulador de minigames no meu celular.

Passei muitas horas da minha vida tentando bater recordes em um desses

Lá do Engadget
Imagem
: a reprodução mais legal que já fizemos