Mercado de games portáteis continua perdendo espaço para os smartphones
Rodrigo Vitulli
*Receita do mercado de games (catuchos e aplicativos) portáteis nos EUA
O título do post não é assim um furo de reportagem, mas evidencia uma tendência cada vez mais concreta: a de que o mercado de games portáteis está cada vez mais ameaçado pelos smartphones. Os dados divulgados pela consultoria Flurry Analytics pode ser até um banho de água fria para a Nintendo, que ainda comemora o indiscutível sucesso do lançamento do 3DS.
Vamos aos dados: de acordo com a Flurry Analytics (em parceria com o NDP Group) o Nintendo DS detinha 70% da receita do mercado norte-americano de games portáteis em 2009, enquanto a Sony e o PSP, 11%. Apenas um ano depois, em 2010, a Nintendo aparece na pesquisa como detentora de 57% da receita, uma queda de 13 pontos percentuais, enquanto o PSP sofreu uma queda de dois pontos percentuais.
Os dados são relacionados à venda de cartuchos ou aplicativos para as plataformas.
Nesse contexto, chama atenção a rápida ascensão dos chamados smartphones (iOS e Android). Enquanto esse tipo de celular detinha 19% da receita total do mercado em 2009, em 2010 o número chegou a 34%.
Se por um lado o mercado de games portáteis diminui em um ano, o de consoles aumentou de 71% para 76%, acirrando ainda mais a concorrência entre os produtores de smartphones e portáteis (gráfico abaixo).
*receita do mercado norte-americano de games (entre consoles, dispositivos portáteis e smartphones)
Lá do Engadget
Imagem: reprodução