Blog do UOL Tecnologia

Ferramenta de reconhecimento facial do Facebook é habilitada “sem aviso” e causa polêmica nos EUA

Rodrigo Vitulli

Você sentiria que sua privacidade foi invadida se o Facebook marcasse automaticamente e sem aviso quem são as pessoas que aparecem em suas fotos? A empresa de segurança Sophos acha que sim e publicou um post em seu blog criticando a funcionalidade que o Facebook acaba de implementar nos EUA (e em alguns outros países), a qual reconhece automaticamente o rosto das pessoas nas fotos e “tagueia” de acordo com as feições. Uma das principais reclamações seria o fato de a rede adicionar funcionalidades secretamente, sem alertar o usuário.

A função de reconhecimento facial (Suggest Tags) foi anunciada em dezembro pela rede social de Zuckerberg, mas havia sido mantida como teste para um grupo seleto de usuários. Aparentemente, a partir desta semana, o Facebook está expandindo o recurso para um amplo numero de contas, o que tem causado polemica: “Novamente o Facebook corrói a privacidade de seus usuários em segredo”, diz o post da Sophos escrito por um de seus consultores, Graham Cluley.

Para o Facebook, a função é só uma ferramenta, e pode ser desabilitada no espaço de configurações da conta. No entanto, os administradores da rede admitem que deveriam ter sido mais transparentes com os usuários sobre quando o serviço passaria a estar disponível. Eles também fazem a ressalva de que somente as foto que forem adicionadas depois do recurso estarão sujeitas a marcação automática.

A tecnologia de reconhecimento facial já é aplicado em outras ferramentas, como o iPhoto, da Apple, e Picasa, do Google. No entanto, para funcionar, o usuário precisa habilitá-la. Diferentemente do Facebook, que será adicionado automaticamente.

Lá do Daily Mail/ The Huffington Post
Imagem: reprodução