Moradores de Nova York sentiram terremoto momentos antes… no Twitter
Rodrigo Vitulli
Civis e militares esvaziam o prédio do Pentágono, Washington
Quando um tremor de magnitude 5,9 sacudiu a costa leste dos Estados Unidos na tarde desta terça-feira (23), alguns usuários sentiram tudo balançar, segundo publicou o site Mashable, cerca de 30 segundos antes, só que via Twitter. E a explicação é bem simples.
Os abalos sísmicos viajam a uma velocidade média de 3 a 5 Km/s, enquanto as ondas eletromagnéticas atingem uma velocidade média de 200 Km/s. Claro, as velocidades podem variar consideravelmente em cada caso, mas no incidente ocorrido nos EUA, a regra foi válida. Sendo assim, mesmo que um usuário tenha tuitado segundos depois de sentir o tremor em Washington, por exemplo, a mensagem chegou por volta de 30 segundos antes do abalo em Nova York.
Bom, não que trinta segundos sejam suficientes para uma evacuação total de um prédio, mas é tempo bastante para se esconder embaixo da mesa.
Rápido mesmo foram os usuários assíduos das redes sociais. Poucos minutos depois e já havia o evento “Earthquakepocalypse 2011” no Foursquare… com mais de 10.000 check-ins, além de blogs e posts no Facebook. Um dia essa tal de internet ainda para um terremoto (ou o contrário disso).