Blog do UOL Tecnologia

iOS e Android juntos somam 1 milhão de aplicativo publicados

Rodrigo Vitulli

Android e iOS (Apple) são como cães e gatos, irmãos gêmeos em pé de guerra, McDonalds e Burger King, Coca-Cola e Pepsi…  A concorrência é tanta, e tão acirrada, que a gente até esquece o quanto ela pode ser positiva. Pense que é a ânsia pela liderança que move freneticamente a Apple, Google e todas as empresas envolvidas.  Mas são os sistemas unidos que fazem a revolução (bonito isso, é?).

Juntos, o Android e o iOS para todas as plataformas, smartphones e tablets, somam 1 milhão de aplicativos publicados. Os dados foram divulgados pela empresa Appsfire, que mantém uma espécie de rede social para troca de experiência sobre aplicativos. Do total, 52% são para o sistema da Apple, enquanto o restante fica com o crescente Android.

Apesar do número surpreendente, a Appsfire faz questão de deixar claro: de 1 milhão, 800 mil estão disponíveis para download para o público, número que continua impressionante. Os que não estão disponíveis são restritos a desenvolvedores, estão em fase de testes ou pertence a alguma empresa que não tem intenção de distribuí-los.

A previsão da empresa para que exista um milhão de aplicativos passíveis de download nas lojas App Store e Android Market (e outras compatíveis com Android) é dezembro de 2011.

Quem deve estar de cabeça inchada é a Nokia, antiga líder no mercado de smartphones e que agora amargura uma decadência sem precedentes. A nós, só resta torcer para que o Windows Phone seja um sucesso semelhante. Ah, claro, qualquer um também pode contribuir para aumentar esse número. Tanto a Apple quanto o Google disponibilizam pacotes de design e programação para que qualquer pessoa desenvolva a própria aplicação.

Lá do The Next Web
Imagem: Getty Images e reprodução