Blog do UOL Tecnologia

Vendedor de empilhadeiras diz ter aumentado estoque quase 20 vezes após sucesso no YouTube

Juliana Carpanez


Essa história começa em junho de 2011, quando o fanfarrão Maurício Cid postou em seu blog, o Não Salvo, uma propaganda de empilhadeiras em que o vendedor anunciava seus produtos no ritmo de “Funiculí, Funiculá''.

Na época, o vendedor/cantor tinha um estoque com quatro empilhadeiras na sua loja em São Paulo. Hoje com 78 máquinas, o diretor comercial Andrigo Cremiatto, 28, credita boa parte do sucesso aos vídeos postados na internet. E também à zoeira de Cid, que acaba tornando esse conteúdo popular – uma espécie de Midas virtual, se abraçarmos aqui a pieguice.

Andrigo Cremiatto, caracterizado como o cantor Psy

Nos últimos dois anos, o currículo extraoficial de Cremiatto como cantor ganhou diversos vídeos no Youtube, incluindo uma paródia cons-tran-ge-do-ra do pop sul-coreano “Gangnam Style” (apesar de não ser oriental, ele engana bem como o cantor Psy). Esse vídeo – idealizado, produzido e protagonizado pelo vendedor de empilhadeiras – bombou no início de janeiro, novamente com um empurrãozinho do Não Salvo.

À reportagem, Cremiatto garantiu já colher os frutos de seu novo hit: “nosso faturamento cresceu 400% neste mês”. E ele estava na Campus Party justamente para aprender a tornar contínuo o sucesso de seus vídeos na internet, que acabam impactando seus negócios.

O diretor comercial diz que ainda não está rico. Mas, tal qual os emergentes de Seul retratados na música sul-coreana, afirma que sua condição financeira melhorou — “a ponto de poder dar um iPad para a filha de um ano e meio”, exemplifica. Grandes poderes, grandes responsabilidades: Cremiatto não sabe como conseguiu tempo para ir à Campus Party 2013, onde desfilava com seu cosplay de cantor sul-coreano.

Na sexta edição do evento nerd em São Paulo, nesta semana, teve a oportunidade de conhecer Cid pessoalmente. Saíram para jantar em um rodízio de sushi e Cremiatto pagou a conta. “Se um dia ele precisar de uma empilhadeira, também empresto”, garantiu o grato vendedor.

Foto: Juliana Carpanez/UOL