Blog do UOL Tecnologia

WWDC 2013: mulheres contam como sobreviver no ambiente masculino da tecnologia

Juliana Carpanez

Donna Tom (esq.) e Jennifer Giordano, 37, ambas desenvolvedora, chegam para participar do WWDC 2013, evento anual da Apple

A fila de abertura para o WWDC 2013, evento da Apple para desenvolvedores, era composta nesta segunda-feira (14) por público predominantemente masculino. A presença feminina era escassa e algumas das poucas mulheres presentes explicaram, quando abordadas pela reportagem, que estavam lá apenas para fazer companhia a seus parceiros até a entrada.

Algumas das poucas participantes do encontro deram dicas do que as mulheres precisam para sobreviver nesse universo masculino: flexibilidade, firmeza, autoconfiança e também senso de humor.

Há 20 anos na área de tecnologia, a programadora Kristina Sontag, 41, diz já estar acostumada com um ambiente tão masculino. Casada com um fotógrafo e mãe de um menino de 5 anos, ela reconhece que essa área não é das mais fáceis para as mulheres.

''São longas horas de trabalho, o que pode ser difícil quando se tem um filho'', exemplifica, citando o desafio de se organizar uma rotina com essa profissão. Por isso, ela afirma que as mulheres dessa área devem priorizar a flexibilidade. E também o senso de humor – por que não?

Jennifer Giordano, 37, conta que seu marido não tem ciúmes desse tipo de ambiente — sua reação quando a mulher vai para o evento da Apple é de inveja, pois ele também gostaria de participar, segundo ela.

Desenvolvedora de software há 20 anos, ela diz não testemunhar um crescimento na quantidade de desenvolvedoras — assim como Kristina, Jennifer afirma ter a impressão de que esse número vem caindo nos últimos anos. Para as poucas que existem, seu conselho é ter autoconfiança.

Donna Tom, 29, vai na mesma direção. Ela cita um sentimento que pode atingir qualquer profissional, o de não se achar bom o bastante no que faz e temer ser uma farsa. Donna acredita que isso pode ser ainda mais comum entre as mulheres do universo da tecnologia, por serem tão poucas, e dá o seguinte conselho.

''Se você sofrer da síndrome do impostor, é importante parar e pensar em como trabalha, por que chegou onde está e quais suas competências.'' Em muitos dos casos, acredita, a profissional concluirá ser merecedora daquela posição – que, independente de qual seja, no universo da tecnologia geralmente pertence aos homens.

O WWDC 2013 será realizado no centro de convenções Moscone até sexta-feira (14).

*A editora viajou a convite da Apple