Blog do UOL Tecnologia

Narcisistas nas redes sociais: estudo compara Twitter a megafone e Facebook com espelho

Juliana Carpanez

Você provavelmente já sabia que redes sociais e narcisismo têm tudo a ver. Mas um estudo da Universidade de Michigan divulgado nesta semana diz algo sobre o tema que você provavelmente desconhece. Enquanto os estudantes universitários com traços narcisistas preferem o Twitter, os narcisistas da população em geral (adultos de meia idade) gostam mais do Facebook.

Por causa dessa divisão, o estudo define o Twitter como um megafone e o Facebook como um espelho. Olha só por quê.

“Os jovens supervalorizam a importância de sua própria opinião. Pelo Twitter, eles tentam aumentar seu círculo social e divulgar seu ponto de vista sobre uma variedade de assuntos”, explica o pesquisador Elliot Panek, um dos responsáveis pelo estudo. Segundo ele, os universitários narcisistas usam as redes sociais para alimentar seus egos e controlar a percepção que os outros têm sobre eles.

Já o uso do Facebook por narcisistas é definido assim. “Trata-se da curadoria da sua própria imagem, da forma como você é visto, e de conferir como os outros respondem a essa imagem. Os adultos de meia idade já criaram sua identidade social e usam as redes para ganhar aprovação daqueles que já fazem parte de seu círculo.”

Para o levantamento, foram entrevistados 486 estudantes universitários nos Estados Unidos com idade média de 19 anos, além de 93 adultos (não universitários) com idade média de 35 anos. Por conta dessa divisão de idade, a gente aqui do Gigablog palpita que talvez não sejam os universitários narcisistas — mas sim os jovens narcisistas — que preferem o Twitter.