Blog do UOL Tecnologia

Por que os emojis do iPhone são diferentes dos usados no Android?

Guilherme Tagiaroli

Emojis são confusos, pois cada empresa tem um desenho para cada figura; esse acima é da Apple

Os emojis (“pictogramas”, em japonês) são aquelas figurinhas usadas em aplicativos de mensagem (como o WhatsApp) e em redes sociais (como o Twitter). Porém, nem todas as plataformas falam a mesma língua: cada uma delas tem um desenho diferente para essas figuras.

Diferente dos emoticons (junção dos termos emoção e ícone em inglês e que servem para expressar um sentimento) que são feitos com símbolos dos teclados, os emojis são desenhos e cada plataforma “fala uma língua” – que pode ser bem diferente em alguns casos.

“O nome dos emojis é universal. Porém, cada plataforma cria o desenho para cada um deles. No mundo ideal, todos os emojis deveriam ser iguais. Porém, há muitas formas de interpretar uma emoção, um objeto ou um símbolo”, explicou Jeremy Burge, fundador do site “Emojipedia”, que é dedicado em mostrar as diferenças entre essas figuras e a publicar novidades sobre o assunto.

Esse “problema” de tradução entre esses ícones pode ser comprovado numa simples troca de mensagens entre diferentes smartphones. Em vez das figurinhas, em alguns casos, aparece apenas um quadrado vazio.

No geral, os emojis são bem parecidos. No entanto, há alguns que são bem diferentes, como o emoji “dancer”.  No iOS e no Twitter (quando visualizado na web), o ícone é de uma moça de vestido vermelho dançando. No Android, é um homem vestido com roupas da década de 70. Já a Microsoft quis usar um desenho mais genérico de uma pessoa (sem sexo definido) mexendo os braços.emojidanca

Confusão entre padrões

O problema de padronização de emojis depende, às vezes, até do aplicativo que se usa. Por exemplo: conversas via WhatsApp entre iPhone e Android exibem os mesmos desenhos, pois o programa usa os mesmos emojis da plataforma da Apple. No entanto, ao enviar um desses ícones via SMS para um aparelho de plataforma distinta (Android e iOS), ele mostrará para o receptor um ícone diferente. Tudo depende se o aparelho permite a exibição dos desenhos.

No iOS, os emojis estão disponíveis em todos aparelhos, pelo menos, a partir da versão 6 do sistema operacional. Para habilitá-los, basta mexer nas configurações do dispositivo.

Já no Android, segundo o blog do Swiftkey (um app de teclado), eles foram introduzidos na versão 4.1 (JellyBean), mas sem cor. Os emojis coloridos só foram introduzidos a partir da versão 4.4 (KitKat).

Para habilitar os emojis nas versões mais novas do Android, vá em Configurar > Idioma e entrada e veja se a opção iWnn IME está ativada (caso não esteja, ative-a). Com isso, ao segurar a barra de espaço do teclado virtual, o sistema mostrará a opção de usar emojis numa conversa.

Em versões anteriores do sistema do Google, apenas instalando “aplicativos de emoji”, como o “Emoji Keyboard” ou o “Swiftkey”.

Nas versões mais novas do Windows Phone (8.1), a opção de emoji já vem padronizada. Nas mais antigas, é necessário baixar algum programa, como o “Emojicons”.

___

Lá da Emojipedia.

Imagem: Reprodução/Emojipedia.org.