Blog do UOL Tecnologia

Huawei se antecipa a Apple e lança o 1º smartphone sensível ao toque

Larissa Leiros Baroni

CEO of Huawei Consumer Business Group Richard Yu presents the Huawei Mate S smartphone during a company event ahead of the consumer electronic fair IFA in Berlin, Wednesday, Sept. 2, 2015. Europe’s flagship gadget show, the IFA, opens its doors to the public on Friday, Sept. 4, 2015. Almost 1,500 companies and over 250,000 visitors are expected to attend the event, which runs until Sept. 9. (AP Photo/Markus Schreiber) ORG XMIT: MSC114

A Huawei se antecipou a Apple e lançou o primeiro smartphone com a tecnologia de tela sensível a pressão. A empresa chinesa apresentou o Mate S durante a IFA 2015 –uma das mais importantes feiras de tecnologia–, em Berlim (Alemanha).

A Apple foi pioneira no uso do sensor chamado de Force Touch, com o novo MacBook e o Apple Watch, lançados no início de março deste ano. Na próxima semana, a gigante norte-americana deve lançar seus novos iPhones. Até a mais recente versão, os iPhones não contam com a tecnologia de tela sensível ao toque.

O recurso possibilita o reconhecimento de diferentes comandos conforme o grau de intensidade da aplicação. A Huawei chegou a usar uma laranja na feira para demonstrar as funcionalidades do sensor, que foi capaz de reconhecer o peso da fruta. Com a afinação do reconhecimento, o Mate S, segundo a empresa chinesa, responde inclusive a toque dos ''ossinhos dos dedos''.

O enorme phablet conta com alguns diferenciais interessantes em relação aos componentes utilizados, 3GB de memória RAM, diversas opções de armazenamento interno, além de uma bateria de 3.000 mAh. Possui ainda câmera principal de 13MP com estabilização óptica de imagens e flash dual-LED, câmera frontal de 8MP com flash LED e três microfones para captação de áudio nas gravações.

O Huawei Mate S estará disponível em três versões. Um com 32 GB de armazenamento, que será vendido por 649 euros (R$ 2.779), outro com 64 GB de armazenamento (mais microSD), por 699 euros (R$ 2.993), e, por fim,  o de 128 GB –o único a oferecer o Force Touch–, por um preço ainda não revelado.

A empresa não informou em quais países o aparelho será comercializado.