À la “The Voice”, PM de Tocantins divulga programa de combate às drogas
Márcio Padrão
Os policiais estão se tornando mais populares nas redes sociais por diversos motivos. Mas esse post não será sobre fotos de pessoas presas e sangrando.
A Polícia Militar de Tocantins utilizou o tema musical do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), existente em todos os Estados brasileiros, para criar um vídeo lúdico de conscientização dos jovens sobre os perigos dos entorpecentes. Com três policiais dançando em um palco virtual no estilo ''The Voice'', o vídeo postado no perfil do Facebook da PM-TO foi publicado na terça-feira (7) e já atingiu mais de 7,7 mil curtidas e 13 mil compartilhamentos.
Nos comentários, há muitos elogios ao vídeo e ao programa. ''Muito legal! Nunca vou esquecer essa musiquinha, fez parte da minha infância''; ''Amei, muito lindo, para ensinar a garotada, que legal!''; ''Fui aluno e também tive o orgulho de ser instrutor do Proerd!''.
Outros aproveitaram para tecer críticas à política antidrogas vigente no Brasil. ''Aí você cresce e descobre que a última coisa que a polícia é, é ser amiga, e que droga é só considerada aquelas que o estado não legalizou''; ''O uso de drogas precisava ser regulamentado no Brasil. Isso destruiria completamente o tráfico de drogas e permitiria que usuários dependentes fossem tratados como um problema de Saúde Pública ao invés de um problema de Segurança Pública''.
Para quem não sabe, o Programa Educacional de Resistência às Drogas é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education, surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela PM do Rio de Janeiro. Consiste em levar policiais militares às escolas públicas para desenvolver um curso de prevenção as drogas e a violência nas salas de aula.