Blog do UOL Tecnologia

Torrent de 900 GB reunirá todo o conteúdo do extinto Geocities

Rodrigo Vitulli

Uma ideia de como seria o Google criado no Geocities

Antes dos blogs, microblogs e redes sociais, a web era tomada por sites pessoais criados em HTML, cheios de gifs animados, papéis de parede e musiquinhas de fundo. A maioria deles hospedada no serviço Geocities, que oferecia 15 MB para armazenamento de arquivos e edição online da página. Era década de 90 e as pessoas estavam extasiadas com a novidade da internet.

O Geocities foi ficando ultrapassado à medida que alternativas mais práticas e funcionais apareciam. Até que em dezembro de 2009, o Yahoo! — que havia adquirido o Geocities 10 anos antes por US$ 4 bilhões – cancelou o serviço, enterrando os 38 milhões de páginas hospedadas no sistema. Enterrou sim, temporariamente.

Uma comunidade formada por pessoas do mundo todo resolveu arquivar todos os dados já hospedadas pelo Geocities. Entre abril e outubro de 2009, o Archive Team (Time do Arquivo, em tradução livre) coletou todas as informações dos sites que estavam disponíveis antes que o Yahoo! encerasse definitivamente as atividades do serviço.

O resultado poderá ser baixado em breve por meio de um arquivo torrent de 900 GB.

Imagine quantos gifs animados que não virão nesse modesto pacote.

Lá do CrunchGear
Imagem
: reprodução / The Geocities-izer

  1. Jackson Cavalcanti Junior

    03/12/2010 07:58:13

    Eu acho arretada essa iniciativa.Tive meu site no Geocities, onde eu colocava fotos e textos produzidos por mim, relativos ao meu trabalho.Claro que antes do serviço ser extinto, baixei tudinho praqui pra casa. Em se tratando de papel de parede e de gifs animados havia um bocado.

  2. Yuri Niitsuma

    30/10/2010 19:29:00

    Tinha pensado em quanta coisa boa podia estar perdido por lá. Desde não oficiais para informações de hack ou documentação de qualquer tipo de curiosidade.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso