Blog do UOL Tecnologia

Depois de apagão em São Paulo, paulistanos e nordestinos trocam acusações no Twitter

Rodrigo Vitulli

Os dois blecautes que atingiram bairros da cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (8) foram o estopim para que paulistanos e nordestinos trocassem agressões na rede de microblog Twitter.

Acusações sobre xenofobia de ambas as partes levaram a hashtag #apagão a figurar entre os assuntos mais falados do dia na rede. Os nordestinos acusaram os paulistanos de terem postado mensagens com conteúdo xenofóbico na última sexta-feira (4), quando uma falha no fornecimento de luz deixou parte do nordeste sem energia. Os paulistanos revidaram as acusações comparando a magnitude das duas localidades e a gravidade dos apagões que causaram prejuízos nas duas regiões.

A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989 classifica como crime inafiançável e imprescritível qualquer prática racista. Qualquer usuário que postar conteúdos dessa natureza em redes sociais está sujeito a punições de acordo com a lei.

Confira alguns flagrantes registrados pela equipe do UOL Tecnologia:

Em novembro do ano passado, a usuária do Twitter Mayara Petruso foi processada pela Ordem dos Advogados do Brasil após postar uma mensagem com conteúdo xenofóbico no Twitter. Após a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado” (clique para saber mais).

Por coincidência, nesta terça (8) organizações de 65 países comemoram o Dia Mundial da Internet Segura, que tem como objetivo mobilizar internautas para o uso consciente da rede. O tema deste ano, ''Estar online é mais que um jogo. É sua vida'', chama a atenção para a responsabilidade legal dentro da rede mundial de computadores.

Da Redação

  1. Eliane

    17/02/2011 12:12:18

    @Juliana - hellooooo então fica aí nos a EUA que o Brasil não precisa de mais uma ignorante. Você sabe a diferença entre racismo e liberdade de expressão???? é parece que não. Vai estudar owwwwwww coisa. E essa materia foi legal sim pra alertar a galera, mas o conteudo dos twitteres que foram utilizados como exemplo não tem nada de xenofóbico, ofencivos talvez. Viva o Brasil. Adoro os paulista, pego um paulista lindo aqui em pernambuco rsrsrsr ele não reclama, eu não reclamo e vivemos felizes para sempre kkkk

  2. João Carlos

    10/02/2011 17:08:55

    Juliana, minha filha, você precisa ler mais sobre direitos humanos... bem, falando nisso, os Estados Unidos não é nenhum modelo, especialmente quando se trata de outros países.

  3. Juliana

    10/02/2011 16:25:04

    Cara, acho ridiculo essa lei do Brasil contra o racismo, é liberdade de expressão! Aqui nos EUA não existe lei para isso, cada um tem o direito de falar o que pensa, isso é uma democracia! Não concordo com racismo, mas é direito das pessoas terem opinião. Tentar interferir com o que um pessoa posta na internet tira todo o direito da pessoa de liberdade de expressao, internet nao é um pais, deveria ser crime querer se meter no que uma pessoa escreve num microblog, isso sim!

  4. Gléciio Carone

    10/02/2011 13:06:55

    O governo nacional do PSDB (partido pelo qual não nutro simpatia) acabou a mais de 08 (oito) anos atrás e nos 08 (oito anos) de governo do PT não vimos nenhuma obra de grande porte em área alguma seja eletricidade, estradas de rodagem, ferrovias e os aeroportos estão um completo caos, a única coisa que fizeram (ou melhor deram continuidade) foi a politica economica de juros absurdos (exatamente como PSDB conforme declaração do Ministro Palocci). Será que nos próximos anos vamos continuar ouvindo falar mal dos governos passados e/ou dos governos estaduais ou vão começar a trabalhar para que estas coisas não continuem acontecendo?QUANDO SERÁ QUE NOSSOS GOVERNANTES VÃO COMEÇAR A TRABALHAR AO INVÉS DE DESVIAR A ATENÇÃO DO POVO COM DISCUSSÕES POLITICAS QUE ÑÃO LEVAM A NADA?

  5. João Manoel (Maceió)

    09/02/2011 11:14:35

    O bom mesmo seria a união, não o inverso. Porém, a resistência é sempre do Sudeste, que insiste com esses comentários e sempre iniciam tais momentos lamentáveis. Tem muita gente boa lá (e eu conheço) que não concordam com isso. Desse modo, as pessoas que possuem esse comportamento precoceituso e se manifestam publicamente, devem ser punidos para que sirva de lição, mesmo que não mudem de opinião. Parabéns à OAB pela a iniciativa.Dá para perceber que essas pessoas (pelo nível dos comentários) são apelativas e com pouco para contribuir com a sociedade, tipo dos que compram livros pela capa, por exemplo (se chegam a comprar livros, vamos deixar claro).Por isso peço aos meus conterrâneos que nos defendam com classe, sem descer ao nível desses postagens para não cometer o mesmo erro. Basta apenas denunciar.

  6. Conspiração Ideológica

    09/02/2011 09:47:09

    GRM disse "não se esqueça que votou no fanfarrão do Lula, e agora na Dilma, e agora os apagões começam a aparecer no primeiro momento em que o sistema é mais exigido"E também disse que do nordeste gosta de Fernando de Noronha...Daí percebemos duas coisas: com a totalidade dos que votam no PSDB, são ignorantes em matéria polítia e social... Os apagões em São Paulo são de CULPA do governo do ESTADO de São Paulo (os apagões foram apenas aqui em Sampa), e o próprio Governador eleito admitiu isso ao dizer que vai cobrar da empresa PRIVATIZADA responsável.... Ou seja, acontece em São Paulo o que acontecia no Brasil. Não acontece mais no Brasil pq. o PSDB não mais governa e não tenta mais sucatear nossas empresas para vender a preço de banana como faz e continua fazendo aqui no Estado de São Paulo. A culpa dos apagões é do PSDB, não do Lula ou da Dilma, leiaa reportagem...A outra coisa que percebemos é que, como a MAIORIA que vota no PSDB além de ignorante é preconceituoso e racista (todo ignorante é), ao dizer que gosta do nordeste e cita como exemplo Fernando de Noronha ele quer dizer que só o que vale no nordeste é aquela ilha e/ou a natureza... São Paulo está atrasado emrelação ao resto do Brasil, é um estado sucateado em que a educação continuada matou pelo menos duas gerações inteiras de paulistanos, e tudo isso é fruto do preconceito e racismo dos paulistanos, que agora colhem, no escurecer das luzes, aquilo que planta... E ainda há muito mais por vir, espere só essa massa de crianças ae adolescentes que mal sabem escrever o nome, mas estão formados, chegar a idade adulta...

  7. Summer

    09/02/2011 09:38:43

    Falta do que fazer, mamãe não ensinou que ofender os outros é feio?E olha ali, velha velha brincando de twitter. fala sério. vai fazer uma comida, lava uma roupa, limpar uma casa, fazer compras, ou se ocupar com outras coisas. rsrs

  8. Moroni

    09/02/2011 09:16:06

    Desviaram o foco dos culpados com esse apagão para uma matéria dessa...E os que se atacam... vai ler, vai estudar, vai se preocupar com a sua vida...Depois perguntam porque o brasil não vai pra frente... ou reclamam dos politicos etc etc...

  9. Rada

    09/02/2011 08:38:19

    O que eu tenho a dizer é: tanto no nordeste quanto sudeste é que vocês são bestas isso sim! Ficam discutindo por uma queda de energia fala sério! Estão mesmo no planeta Terra e no mesmo pais?? Esse twitter é uma merda mesmo viu. Eu sou nodestino, nasci la e me criei em São Paulo e não defendo c* de ninguém.

  10. ze das couves

    09/02/2011 08:04:23

    será q o pessoal sabe a diferenca de "9 estados" para "alguns bairros"?a diferenca de povo do sudeste pra paulista pra paulistano?

  11. OLA

    09/02/2011 07:10:41

    ola parem com isso gente, vai chegar um dia que todos nos vamos ficar sem energia seja Paulistano nordestino etc, os nordestino e paulistanos todos sao seres humanos parem com esse desrespeito porque o nordeste tem muitos paulistanos.

  12. Vitor

    09/02/2011 05:21:08

    Essas pessoas não tem o que discutir? Porra tem um monte de políticos roubando agente e ninguem fala nada até quando o brasileiro ficará discutindo coisas fúteis e agir que nem no Egito.Pessoal esses políticos são uns pilantras para aumentar o salários deles foi rapidinho mas para fazer um ajuste do salário mínimo é uma demora.Vamos discutir coisas mais importantes por favor!!

  13. fe menezes

    09/02/2011 01:45:22

    SÃO PAULO, A LOCOMOTIVA DO BRASIL!! APENAS ISSO...SEM SÃO PAULO, NÃO TEM BRASIL!!

  14. Gilvan Ribeiro

    08/02/2011 21:14:19

    Que beleza! Enquanto um bando de idiotas se agridem verbalmente...os políticos tanto do Nordeste e do Sudeste estão mamando nas tetas do governo....e quem paga somos nós! Párem de ignorância, cretinos! Todos somos brasileiros....e para os otários de SP, os gringos não sabem diferenciar quem é do sul e quem é do norte/nordeste, portanto, quando vc desrespeita um deles, vc está se auto-criticando!Eu sou de SP, e não vejo diferença, há pessoas nordestinas inteligentes, há paulistas inteligentes, há nordestinos ignorantes, como há paulistas ignorantes....portanto, vcs que se dizem paulistas, párem de denegrir a nossa imagem, pois adoro o Nordeste e o povo deles tbm, e repito, somos todos brasileiros! Vão estudar que vocês ganham mais! É por isto que o Brasil AINDA NÃO É UMA NAÇÃO DESENVOLVIDA, pq tá cheio de idiotas cretinos de norte a sul deste país!

  15. Dirce T. PI

    08/02/2011 21:00:14

    Não entendi o porquê dos nordestinos estarem rindo de nós! Tivemos apagão SIM, durante 15 MINUTOS.... E o apagão do Nordeste, quanto durou mesmo??? rrrsss...... Culpa? Dos incompetentes petistas, que enquanto continuarem no poder teremos isso e MUITO MAIS!!!!!

  16. Vívian

    08/02/2011 20:41:33

    Esses comentários são preconceituosos, sim!!! Não sou paulistana nem nordestina, mas moro em Sp há 6 anos e fico estarrecida com o preconceito do paulistano em relação às pessoas de quase todos os Estados do país, principalmente nordestinos. Na minha opinião, o nordestino só responde às provocações q recebem. Não digo q estejam certos, mas ninguem gosta de ser chutado, né? O q falta pra mta gente é um pouco de cultura e boa educação!! Eu adoro conhecer cada cantinho do Brasil e admiro os detalhes e especificidades de cada região.

  17. Marcio Henrique Soares

    08/02/2011 20:33:49

    Boa Noite !!!Colegas,Tanta discussão pra que ??? Que tal lermos o livro de HANNA ARENDT: Esta senhora tem muito a nos ensinar sobre o que é preconceito e xenofobiaEducação sem políticaArendt defendia o conservadorismo na educação, mas não na política. Para ela, o campo político deveria se renovar constantemente, movido pelos objetivos da igualdade e da liberdade civil. Ao reivindicar a total separação entre política e educação, Arendt rejeita linhas de pensamento que partem de filósofos como Platão (427-347 a.C.) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Namaste a todos

  18. Carlos Silva

    08/02/2011 20:05:41

    Deixem d serem bestas, somos um país só,aki tem famílias unidas d todas as classes e religiões.casa preto com branco,sulistas com nordestinos,indio com preto,nortista com todos,e por ai vai.......e + ainda , as religiões ñ tem atritos.Parem com isso procurem o q fazer. Abraços CARLOS.

  19. jose olimpio clemente

    08/02/2011 20:03:52

    Todos nós brasileiros, sabemos que São Paulo é o estado mais rico da federação em todos os aspectos, mais rico do que, norte, nordeste, sul, centro oeste etc., gente nós somos todos cidadões brasileiros temos o direito de viver-mos de irmos de circularmos em qualquer estado da federação é um direito citado resguadado na Contituição. São Paulo tem os seus valores como estado poderoso e nós nordestino temos o nosso valores também., claro que não vamos nos compar-mos grandes empresas, grandes industria tudo gira em torno de São Paulo, mas não por isso eu vou deixar de conhecer os valores do meu norteste., esses comentários que se vê na internet sãos de moleques de pessoas que não tem o que fazer. Desculpe se ofendi a alguém.

  20. lu

    08/02/2011 20:01:37

    Poxa, tanto Paulista e Tantos os Baianos seria mais inteligente se não ficasse nessa discursão boba...pq os paulistas querem diversão curtição descanso lembra logo de onde BAHIA...Ai querem desfrutar das lindas ilhas da bahia das grandes festas baianas querem logo conhecerem ITACARÉ, BARRA GRANDE, CANAVIEIRAS, ILHEUS, PORTO SEGUROS e outras cidades mais... e os baianos quando querem trabalhar vão pra onde? São paulo e pq agora essa bestagem de discursão sobre apagão...teria outra coisa mais inteligente pra discutirem não?

  21. roberto

    08/02/2011 20:01:31

    quanta cretinice!!!que povozinho ridículo.é a geração BBB sofrendo APAGÃO no cérebro.estou decepcionado com a UOL.perdendo tempo em publicar assuntos da mais alta irresponsabilidade.vamos jogar uma pá de lixo nesses comentários de pessoas irracionais.

  22. Tomas Turbando

    08/02/2011 20:01:06

    Brasileiro é vagabundo, ao invés de ir estudar ou trabalhar... quer ficar na praia, no twitter falando merda, ou outras coisas...O pior de tudo é que o Brasileiro acha bonito um politico corrupto... "Besta é quem não rouba"... enquanto eles estão lá em brasilia roubando seus pais ou tios ou avós estão se matando para pagar o luxo deles!Tem que ir em Brasilia e Lutar por baixos impostos, demissão de apadrinhados politicos e abertura de concursos publicos, melhor aumento dos salários, melhor distribuição de renda. Se você Paulistano não quer nordestino para ir trabalhar como empresgados em suas casas, lutem para um Brasil igual que ele não vai para a sua terra tomar seu emprego!Abraços

  23. Rogério

    08/02/2011 20:00:48

    Irresponsabilidade do reporter fomentar xenofobia por conta de meia duzia de postagens de gente desqualificada que não representam a maioria dos paulistas e nordestinos. É duro ver o nível dos profissionais de imprensa de hoje.

  24. Deputado

    08/02/2011 19:57:56

    NORDESTE X SUDESTE!!!!E aqui em Brasília roubamos grana de ambos....ehehheheee

  25. Roberto

    08/02/2011 19:57:29

    Enquanto alguns paulistanos e alguns nordestinos ficam se ofendendo mutuamente os verdadeiros responsáveis (leia-se EDSON LOBÃO e seus apaniguados do PT e do PMDB) devem estar rindo à vontade desse povo que deveria sim imitar o povo egípcio e sair às ruas para defenestrar a canalhada toda.

  26. Ricardo Moura

    08/02/2011 19:56:48

    Realmente a cada dia que passa, fico triste com muitas das reportagens da internet, em uma Nação de mais de 200 milhoes de habitantes nos importarmos com uma minoria que se levado ao pe da letra nao daria 0,50% de usuarios do Twitter.Entao fica aqui minha pergunta e minha indignaçao?sera que se considerarmos que somos uma nação de mais de 200 milhoes de habitantes de diversas areas do pais, 0,50% de uma minoria de ignorantes, que infelismente nao tiveram educação de seus pais, pois nao podemos esquecer que nossos filhos são, e sempre serao nossos espelhos, salvos alguns que mesmo a familia dando educaçao acaba indo para o lado errado mas isso tambem e uma porcentagem pequena, pode responter por uma nação inteira?Sou Paulista da Gema, e se tiver que viajar, vou para todo o canto do meu Brasil conhecer essa diversidade de cultura e vivencia.Essa minoria de 0,50% (se e que podemos considerar isso) que acabam ficando na midia como Paulistas e nordestinos discutindo, nao poderiam pensar nas vidas que estiveram em risco durante o apagao nas cidades citadas, por meio de falta de energia, os pacientes que tinha ou tiveram emergencias medicas, cadeias que ficaram sem a devida proteção no momento ou mesmo ladroes que de aproveitqaram da cituação para roubar ou mesmo matar.Acho que esta na hora de pararmos de dar espaço para este tipo de Situação, talves esteja na hora das faculdades Formarem melhores jornalistas, que vai atras da Materias nas ruas e nao ficarem mais so de dentro de um escritorio, pela internet buscando materias e fazendo reportagens mediocres, eles talvens nem tenham conciencia de que ao inves de levarem informaçoes so estao criando e inflamando essa minoria.Pensem nisso.

  27. GHANDI

    08/02/2011 19:56:28

    CHEEEEEEEEEEGAAAAAAAAAA DE BRIIIIIIIIIGAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSS !!!!!

  28. mohamed

    08/02/2011 19:52:24

    SÓ ALÁ É DEUS.

  29. Dia do Trabalho

    08/02/2011 19:49:35

    Muito simples gente, não existem melhores e piores.Para acabar com esta briga, cada um fica com seu pedaço de terra. O que acham?

  30. Fred

    08/02/2011 19:48:58

    Tá na cara q isso é obra de partido político.O blecaute no Nordeste pesou contra o PT de Dilma Aqui em SP era preciso dar o trôco no Alckimin

  31. Marco Antonio

    08/02/2011 19:48:33

    Pessoal nos vivemos no mesmo pais, isso é como uma cidade com bairros distantes um do outro, se nos unirmos este pais se torna um lugar melhor, mas se entrarmos em guerra o que ja esta ruim vai piorar, eu moro no estado de São Paulo e não vejo diferença entre os estados, nos ficamos atrás de outros países porque la eles são patriotas são unidos e nos estamos nos dividindo, não importa a cor da pele a aparência física ou a distancia entre nós o que importa é que somos todos de um só lugar, vamos estudar e usar nossa criatividade pra tornar este pais um lugar melhor pra se viver....

  32. Dia do Trabalho

    08/02/2011 19:46:06

    Por que não vão trabalhar?

  33. Fernando

    08/02/2011 19:45:42

    O que adianta essa discussão ridicula se todos foram prejudicados ? Enquanto isso as companhias de energia estão rindo da cara de todos os Brasileiros que pagam conta de luz, porque o prejuizo é nosso e não deles, inves de um brigar com o outro porque todos não se unem e brigam com quem são os responsáveis pelos apagões.

  34. Mauro Dominguez

    08/02/2011 19:43:35

    Pior mesmo é o apagão no cerebro

  35. Martins

    08/02/2011 19:37:34

    As pessoas envolvidas nessa polêmica (dos dois lados), não tem nenhuma credibilidade ou representatividade. Não se trata de preconceito e sim de ignorância e falta de ocupação. A preocupação é que pessoas tão limitadas possam ser manipuladas por alguem inteligente e mal intencionado. De qualquer maneira não vale a pena perder tempo com isso, já que elas não representam nada da consciencia do povo brasileiro.

  36. Fred Barros

    08/02/2011 19:37:23

    Concordo com a Patricia da Silva Armani. Às vezes nos esquecemos de que somos todos brasileiros. Sou nordestino, pernambucano, o que me conforta é saber que existem pessoas adultas e DE BEM de ambos os "lados"!Sofremos preconceito SIM, mas ao mesmo tempo temos muuuitos amigos do sudeste, pessoas que nos querem bem. Esse erro só comete quem não pensa. Infelizmente, também existem idiotas dos dois lados. ACORDA BRASIL!!!

  37. santa paciência!

    08/02/2011 19:37:08

    Que tal o povo trabalhar mais e cuidar menos da vida alheia??? Aposto que seriam mais felizes.

  38. mka

    08/02/2011 19:32:55

    Bando de idiotas tanto nordestinos como paulistas.não se ligam que faltou energia foi no brasil?Tinham empresarios nordestinos fazendo negocios em sampa sairam perdendo e paulistas de turismo no nordeste tambem tiveram problemas.bando de moleques dementes sei que sao a menoria paulistas e nordestinos que pensam de maneira idiota e egoista assim

  39. MARCO QUIODINE

    08/02/2011 19:28:25

    nao vi nada racista , os pessoal do nordeste tem que reclamar com quem eles votaram na dilma, que nao fez seu trabalho direito,ja que os cabeças chatas que elegeram ela.kkkkkkkkkkkk.

  40. Carlos Almeida

    08/02/2011 19:25:33

    Pessoal, cultura não faz mal a ninguém, pois saibam vocês que em São Paulo, tem mais nordestino que o próprio nordeste, portanto, quem está com xenofobia, é o próprio nordestino que vive em São Paulo contra a sua origem.

  41. Solange Carvalho

    08/02/2011 19:23:54

    Gostei do alargar os horizontes pois "A mente é como paraquedas: só funciona aberta" (Einstein), portanto jovens abram suas mentes, alarguem seus horizontes. Pratiquem a paz e paz receberão. Experimentem!:-)

  42. Evaristo

    08/02/2011 19:21:13

    Apagão no Nordeste? mini-apagões no sudeste? outro em Brasília?Brasileiros e brasileiras, podem ir se acostumando pois vamos ver muito disso, e cada vez mais. Só foram nomeados políticos para os cargos de direção na partilha das verbas destes últimos anos, não técnicos competentes.Tudo obra do descaso com a coisa pública, da falta de investimentos no crescimento da rede - visto que a população e o nr. de empresas cresce a cada ano - fruto de anos dos (maus)governos FHC e Lula. Tem grana para tudo que seja para beneficiar os amigos dos políticos e eles e elas próprio/a/s, mas para investimento no futoro do país... ahhh, para isso não tem, não. Dentre outras necessidades da naão, para essas necessidad não tem grana, não.Mas vai deixar de ter grana para político e amigo de político, para esses e essas sempre sobrará grana, muita grana.É isso que vocês brasileiros e brasileiras irão colher, afinal decidiram que deveria ser assim, não?

  43. Vinicius

    08/02/2011 19:20:53

    INFELIZMENTE ESSE TIPO DE COISA FOI ALIMENTADA PELO NOSSO DIGNISSIMO PRESIDENTE LULA, ENQUANTO NÃO NOS COMPORTARMOS COMO NAÇÃO NÃO SAIREMOS DESSA MERDA!!!O POVO BURRO É ISSO QUE ESSA CORJA DE BANDIDOS POLITICOS QUEREM, SERA QUE NINGUEM SE TOCA!!!

  44. Rose

    08/02/2011 19:20:00

    Quanta pobreza de espírito e falta do que fazer.

  45. Alexandre - brasileiro de coração

    08/02/2011 19:19:11

    Pessoal, acho que esses comentários discriminatórios estão, em grande parte, atrelados a uma baixa formação intelectual, a uma visão holística do Brasil e e do mundo quase que nula, bem como a uma pobre espiritualidade. Pessoas degradando pessoas tão-somente pelo local onde moram ou nasceram; nada mais tosco, nada mais ridículo e atrasado, nada mais triste e insensível, principalmente quando se coloca em xeque o próprio conceito de nação e, em especial, de irmandade universal, pregada pelo cristianismo e outras respeitáveis religiões.Fico MUITO FELIZ, entretanto, em ver as várias manifestação de pessoas sensatas, tolerantes, inteligentes, sensíveis, Humanas. Múltiplas manifestações bem colocadas, externando o equilíbrio e o respeito no qual devem se pautar o agir e o pensar das pessoas de bem.Não podemos calar quando a voz da mediocridade quer se valer de qualquer motivo para denegrir a dignidade humana!A propósito, como é bom viver um país com tantas diversidades e belezas geográficas, com tantas manifestações culturais interessantes. Congratulo-me com os brasileiros de todos os recantos desse maravilhosa país, que fundamentalmente só precisa ser mais justo.

  46. Hamilton Pereira

    08/02/2011 19:15:58

    Lamentável,tudo isso,pessoas usando um meio de comunicação excelente como a internet,para regridirem em suas idéias em seu desenvolvimento politico,social e até economico partindo do principio de que tempo é dinheiro como dizem os norte americanos,discutir se essa ou aquela região é melhor ou pior do que a outra, quando o Brasil está precisando de pessoas com essas mesmas disposições para descutir como combater a violencia urbana e a proliferação de drogas que é o grande mal do momento e tem destruido um percentual considerado dos nossos jovens. Sou de São Luis do Maranhão,mas gostaria com a maior satisfação em receber comentários de todos leitores e comentaristas desse site e twytter com idéias que com certeza iremos encontrar o caminho para problemas tão sérios que atormentam tantas familias nesse PAÍS CHAMADO BRASIL.

  47. Alexandre

    08/02/2011 19:15:49

    Sou Paulistano e garanto que 99% dos Paulistanos nem sabia dessa bobeirada via twitter, aliás eu nem sabia q teve apagão, vi agora que foram só em alguns bairros.Essa notícia é só pra criar mesquinharia entre as regiões, não tem nada a ver e não representa o sentimento de 99% das duas regiões.Revolta temos que ter juntos com a eterna impunidade aos verdadeiros culpados desses apagões.O resto é papinho pra render notícias e intrigas desnecessárias...

  48. Sonia Zókix

    08/02/2011 19:14:40

    Que bobagem tratar que isso escrito é xenofobia,isso é coisa de jovens, e não vi nenhuma ofensa : Quem mora no nordeste é nordestino, isso é xenofobia? É necessário parar com isso que é uma grande idiotice.Vcs que veêm maldade e xenofobia em tudo deviam procurar o que fazer.fui

  49. AIRTON

    08/02/2011 19:14:36

    A CULPA DO MULLA.... OPS... LULLA QUE CRIOU ESTA GUERRA NORTE-SUL

  50. Leona

    08/02/2011 19:14:02

    Bobagem essa discussão.Paulistas, nordestinos, amazonenses, cariocas são todos farinha do mesmo saco: do saco português, do africano ou do índio, mas ainda assim do mesmo saco.O Brasil ainda é país de 3º mundo por certas coisas como essas, um povo que ainda se divide em regiões ou estados para ver quem é melhor, jamais se unirá como uma nação soberana.Paulistas e paulistanos do meu coração, aqui vos fala uma também paulistana apaixonada por São Paulo e quero lhes dar uma dica: ao invés de se preocuparem com o número de nordestinos que - SÃO NOSSOS COMPATRIOTAS - em nossa cidade ou estado, por que não se preoupam com os bolivianos, venezuelanos, chilenos e tantos outros estrangeiros que aí sim estão entrando ilegalmente - ou ficando ilegalmente - no nosso país e mais propriamente em São Paulo?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso