Blog do UOL Tecnologia

Um “iRing” a caminho? Apple patenteia protótipo de anel com tela

Lilian Ferreira

iring_3460244b

Uma das grandes apostas do setor de tecnologia são os equipamentos vestíveis e conectados à internet, os ''wearables''. Sinais dessa tendência vão dos óculos como o Google Glass (hoje Project Aura) e o Hololens até os recentes smartwatches. Agora vazaram imagens de um pedido de patente da Apple para um novo treco conectado em seu vestuário: um anel com tela, já apelidado pela imprensa de 'iRing'.

A empresa arquivou os ''dispositivos e métodos para um aparelho de computação em forma de anel'' em abril de 2014, que foi publicado pelo US Patent and Trademark Office nesta quinta-feira (1). A patente descreve um dispositivo com microfone para comandos de voz, uma tela touch e um sensor para a escrita ou reconhecimento de caracteres.

O usuário do gadget seria notificado de que seu comando de voz foi enviado para um aparelho externo, presumivelmente um iPhone logado em uma rede wi-fi, em um método semelhante ao do relógio inteligente da empresa, o Apple Watch.

O anel poderia ser utilizado para controlar aparelhos remotamente via voz ou gestos, como por exemplo sistemas de iluminação e de aquecimento, na casa ou em um carro, ou ser um substituto para um mouse. Também poderia ajudar a evitar que as mãos e os braços do usuário se cansassem sob uso prolongado em interfaces touchpad e touchscreen.

Dois portadores de aneis como estes poderiam apertar as mãos e realizar algum tipo de transação financeira ditada por eles. Além disso, serviram de medição da frequência cardíaca ou do número de caminhadas, como ocorre com os smartwatches.

No entanto, o fato da patente existir não implica de que o aparelho será realmente lançado, pois pode ser apenas uma estratégia da Apple para preservar ideias e invenções e impedir que a concorrência surrupiem tais iniciativas.

Da nossa parte, achamos que alguém da Apple andou lendo muitas revistas em quadrinhos… afinal, o Lanterna Verde já usa há décadas um anel que faz tudo isso e muito mais.

2578927-385px-Green_Lantern_Hal_Jordan_002

Fonte: The Telegraph