Blog do UOL Tecnologia

Inveja e tristeza: emojis de corações ganham curiosas traduções no Google

Márcio Padrão

Uma usuária do Twitter chamada Cynthia descobriu que o Google Tradutor na língua espanhola tem uma peculiaridade: explicar o significado de alguns emojis de corações.

O procedimento é assim: entre no Google Tradutor (versão para desktops ou no aplicativo, tanto faz) e coloque lá os vários emojis de corações para serem traduzidos para a língua espanhola. Em celulares é fácil: basta clicar no botão do teclado virtual que abre a área de emojis.

Nos PCs e notebooks, você pode apelar para sites de catalogação de emojis, como a Emojipedia, que permite copiá-los para a área de transferência do Windows. Ou você pode usar este link, onde já fizemos todo esse trabalho para você.

Feita essa parte, clique no botão de alto-falante da tradução para espanhol para ouvir os significados (em espanhol, claro). Alguns são exatamente o que mostram, outros são bem inusitados. Veja abaixo a lista:

❤ Coração
💘 Coração com flecha
💓 Coração palpitante
💔 Coração partido
💕 Dois corações
💖 Coração emocionado
💗 Coração inquieto
💙 Tristeza
💚 Inveja
💛 Amor puro
💜 Amor proibido
💝 Coração com laço
💞 Amor no ar

De onde o Google tirou essas definições? Não se sabe ao certo, mas a própria Emojipedia cita que o coração verde pode significar inveja. O ''Buzzfeed'' também encontrou este site em espanhol cujas definições de corações púrpura, amarelo e verde batem com as do tradutor online.

É bom lembrar que o Consórcio Unicode, que regulamenta os emojis, não reconhece essas descrições como corretas e vai no óbvio: são apenas corações coloridos mesmo. Mas sabemos que significados podem ser atribuídos pelas pessoas com o tempo: basta lembrar que berinjelas e pêssegos ganharam conotações sexuais no Instagram, por exemplo.

Tags : emojis