Site colaborativo dá uma força e faz de você escritor em um mês. Ou não
Rodrigo Vitulli
Ok, você só dá uma olhadinha de canto de olho enquanto sua mãe assiste à novela das 20h. E também acha uma bobagem aqueles romances bestsellers de mil páginas: afinal, geek que é geek não se rende a dramalhões melosos e juras de amor intermináveis. A classe gosta mesmo é de web 2.0, séries nerds, open source e colaboração em rede.
Mas que tal colocar o Benedito Ruy Barbosa que mora dentro de você pra trabalhar um pouquinho? O National Novel Writing Month propõe aos internautas a criação de uma obra de no mínimo 50 mil palavras (ou 175 páginas) – provavelmente bem mais do que qualquer tuiteiro já digitou em seu perfil. A partir de 1º de novembro, cada usuário terá um mês para completar a tarefa, que pode ser feita de forma individual ou colaborativa.
O próprio site entende que o processo não é fácil e, por isso, não exige grandes habilidades do aspirante a escritor: basta escrever. “Estamos lhe forçando a criar e criar, então não tem problema se você cometer um erro aqui ou ali (…). O que importa é colocar tudo para fora.” Ou seja: um Twitter dos grandes, com princípio, meio e fim.
Em 2009, o projeto registrou cerca de 165 mil participantes. Ao final do tempo programado, 30 mil deles haviam virado autores de romances de, no mínimo 175 páginas. Resta saber quantos terminariam se a qualidade fosse um quesito básico…
Lá da Wired
Imagem: Thinkstock
-
Marcelo A.
25/10/2010 16:59:37
Também vou nessa. Hora de me cadastrar =)
-
Renato Andrade
23/10/2010 01:58:20
que interessante, vou fazer parte da turma made in brazil
Leia os termos de uso