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Conheça o MomentFeed, uma espécie de analytics da vida real

Rodrigo Vitulli


Gráfico com o número de check-ins em uma determinada loja da rede StarBucks, fragmentado entre as diferentes redes sociais (EUA)

Você já ouviu falar em Web Analytics?  O nome parece complicado, mas é, basicamente, o estudo sobre as informações de um site, bem como cliques, page views, número de visitantes, tempo de permanência no site, etc. Todos os grandes portais e outros sites influentes mensuram (alguns em tempo real) essas estatísticas para aumentar a performance e a audiência.

Como seria se pudéssemos ter uma analise parecida dos estabelecimentos comerciais? Não precisa pensar muito. O serviço já existe! O MomentFeed utiliza dados de redes sociais como o Foursquare, Twitter, Gowalla e Facebook para medir qual point está bombando e comparar com os demais. Uma ferramenta muito interessante para acompanhar o desempenho da concorrência.

Um algoritmo desenvolvido pelos programadores do MomentFeed é capaz de analisar o grau de engajamento dos usuários com o estabelecimento e dizer se o local agrada ou desagrada os visitantes. Além disso, no caso de uma grande rede de franquias, como a ''StarBucks'', por exemplo, é possível mensurar em qual região uma campanha de publicidade surtiu mais efeito, os horários que mais atraem os clientes, os produtos mais satisfatórios, o dia da semana que vende mais, etc. Tudo com base no que os usuários estão dizendo no mundo on-line. Praticamente uma pesquisa de mercado completa.

Infelizmente, para um resultado mais preciso, é necessários um grande engajamento por parte dos usuários. No Brasil, os check-ins, seja no Foursquare, Twitter, Gowalla ou Facebook, ainda são raros. Mesmo assim, comparar o resultado dos estabelecimentos semelhantes pode ser uma arma importante. O jeito é esperar para que a moda (realmente) pegue por aqui.

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: reprodução