Blog do UOL Tecnologia

Campus Party: adolescentes apresentam carro controlado por notebook

Rodrigo Vitulli

Clean, 15 anos, um dos programadores do CMID – CAR, apresenta a novidade aos curiosos

Não é sempre que se vê um carro andando pela Campus Party 2011. Ainda mais um carro que, no lugar do volante, tem um notebook. Acho que é por isso que ele fez tanto sucesso. Estamos falando do CMID – CAR, um carro elétrico construído por adolescentes de 14 e 15 anos e professores, participantes do programa CMID (Centro Marista de Inclusão Digital); uma iniciativa do Centro Social Marista, localizado em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

A lataria do CMID – CAR é toda feita de gabinetes de computadores inutilizados e uma bateria de 45 ampères dá até 4 horas de autonomia, sem a necessidade de recarga. Para alterar a direção do protótipo, basta usar a setas do teclado do notebook, localizado em frente ao motorista como uma espécie de painel. Um dos programadores e colaboradores do projeto Clean Rodrigo Costa, de apenas 15 anos, conta mais detalhes sobre o projeto: “Todo o material utilizado foi reaproveitado. Para se ter uma ideia, o motor que faz movimentar a roda dianteira é de limpador de parabrisas. Além disso, nós optamos por um carro elétrico para evitar a emissão de poluentes ao meio ambiente.

É sempre gratificante ver que jovens brasileiros se interessam por tecnologia e desenvolvem novos projetos. Quanto mais cedo começarem, melhor.

Estão vendo? Nem só de nerds sugadores de banda vive a Campus Party.

Não é Calhambeque, mas existem mil nerds querendo passear no CMID – CAR

  1. Guilherme Senna

    28/01/2011 23:02:22

    Muito legal pia, parabéns \o

  2. Clean Rodrigo Costa

    20/01/2011 15:06:46

    DHAIOSDH a vai se catar Yuri dhasuiodha..Entao Fabio, muito obrigado pelos elogios, e quanto a programação também já pensamos nisso, alias, mais do que na ¨funilaria¨, tanto que o carro está sendo dirigido por Android, iphone e controle wii remotamente.. E poderiamos fazer com que este projeto fosse bem mais sofisticado, porém queriamos demonstrar o que pode ser feito SOMENTE com a sucata... isso limita alguns recursos, mas põe em questão: Imagina se a mesma turma de 14 anos que montou isso tivesse em mãos peças e verbas para uma criação mais moderna?! .. (reflexão)Rodrigo Rocco, muito obrigado pelos elogios, então uma das áreas que pretendo seguir é robótica residencial, o que acho que será a área do Futuro... Obrigado a todos pelos comentários!

  3. Marcus Vinicius

    20/01/2011 14:26:27

    Parabens pela ideia!!!

  4. Marcelo Romo

    20/01/2011 14:08:44

    Excelente ideia. Simples, ou não (construtivamente falando), excelente idéia, simplesmente por não se limitar a "programação apenas", como sugerido em comentário anterior...Um "programador sozinho" não faz grande coisa. O dificil mesmo é concatenar ideias: um pouco de programação, de parte mecanica, parte eletrica, engenharia e porque não, de funilaria? juntar tudo e criar algo que seja realmente eficaz, algo que seja útil.O projeto apresentado demonstra a interconexão de varias areas, demonstra a capacidade de ser multi-tarefas, algo que simplesmente vem se tornando essencial no mercado de trabalho.Ao que parece (não dá para dizer com certeza...), aquela coisa de se dedicar apenas a uma area específica, é coisa do passado.Sucesso ao grupo que desenvolveu o projeto.Comentario por Marcelo Romo _ Field Service Supervisor of SILGAN White Cap

  5. Roger

    20/01/2011 12:35:54

    Com 14/15 anos, muitos jovens estão se drogando, roubando, e vcs dedicando seus tempos a projetos como esse. Vcs, e vários campuseiros estão de parabéns.Para quem acha que esse projeto não tem futuro, basta lembrar que ele pode ser um protótipo futuro de um carro comandado por computador. E que, ao invés de se usar o teclado para interagir com o carro, pode-se usar comandos de voz, mapas digitalizados em tempo real, sensores etc. Os carros do futuro serão assim. E vcs, com esse projeto, já estão com uma vantagem.Penso que isso tem futuro, sim.

  6. Rodrigo Rocco

    20/01/2011 08:29:09

    Sr. Yurinariz, claro que é um projeto piá. Foi feito por piás! Afinal, "piá" é "criança" em gauchês, não é? Duvido que você tenha feito coisa melhor quando tinha 14 anos. Os garotos estão de parabéns. Pode ser um projeto simples, mas se eles já estão fazendo esse tipo de coisa aos 14 anos, imagine onde estarão trabalhando e quanto estarão ganhando de salário daqui a 10 anos... Profissionais de tecnologia, quando são bons mesmo, ganham muito bem. Quanto mais cedo um jovem começa a adquirir esse tipo de conhecimento, maiores são as chances dele ser bem sucedido na profissão se escolher seguir essa área.

  7. Fabio

    19/01/2011 19:23:57

    Legal a iniciativa! Mostra na prática o que se aprende na teoria. De agora em diante seria mais legal aprofundar um pouco mais os estudos e tentar bolar algo que exija mais da programação e menos da funilaria :p

  8. yurinariz

    19/01/2011 17:08:02

    tu sai daqui de santa maria pra fazer merda em SP?GASEGOSAIUEHSAOUEIkpazbaita projeto piá!

  9. Clean Rodrigo Costa

    19/01/2011 16:54:10

    É muito satisfatório que o nosso projeto tenha dado certo e que esteja chamando atenção de muitas pessoas neste grandioso evento. Acho que é uma ótima oportunidade de mostrar para as grandes empresas de carro, que ficam criando e criando mais e mais lata, lixo, poderiam reutilizar aquela lataria toda que já criaram para construção de seus novos carros, o CMID Car que foi todo feito de gabinete de computadores, por exemplo, foi construído sem recurso algum, imagina então o que uma grande empresa cheia de recursos seria capaz de fazer? Fique o pensamento... =) vlw galera! sigam: @rodrigoccelta e @cmid_sm

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso