Site de namoro utiliza 250 mil perfis do Facebook sem permissão
Rodrigo Vitulli
O site de namoro Lovely Faces utilizou um método nada correto para conseguir usuários: roubou informações públicas (nome, foto, idade, interesse) de, pelo menos, 250 mil perfis do Facebook e o inseriu em seu banco de dados. Por meio da interface do Lovely Faces, o usuário pode escolher entre diversos “pretendentes” classificados como divertidos, presunçosos, manhosos, entre outros. Além disso, qualquer um, sem necessidade de cadastro, pode enviar uma mensagem para a pessoa, cujo perfil original encontra-se no Facebook. A mensagem aparecerá no mural da pessoal na rede social de Zuckerberg.
Os autores pro trás do Lovely Faces alegam que o site não tem interesse comercial, e sim artístico. Segundo os italianos Paolo Cirio e Alessandro Ludovic, a “obra” serve para mostrar “o quão frágil uma identidade pode ser ao ser colocada nas redes sociais”. Eles até criaram uma espécie de manifesto exemplificando o passo a passo de como roubaram as informações, utilizando técnicas avançadas de reconhecimento facial.
Segundo o site da revista Wired, os administradores do Facebook não gostaram nem um pouco da brincadeira e “pretendem investigar o ocorrido para tomar as providências necessárias”.
Como o site ValleyWag bem analisou, você pode fazer parte de um site de namoro, mas nem desconfia.
Lá do Wired
Imagem: reprodução