Mercado em potencial: 99,7% da população mundial não possui um tablet
Rodrigo Vitulli
O mundo da tecnologia parou quando Steve Jobs subiu ao palco para apresentar o iPad 2 na última quarta-feira (2). A nova versão do tablet chegou para consolidar um mercado inaugurado um ano antes pela própria companhia. Se 2010 ficou conhecido o ano de lançamentos dos tablets, 2011 será lembrado como o ano em que dezenas de novas opções surgiram. Algumas até mesmo superiores em termos de hardware (veja os álbuns com os principais lançamentos da CES 2011 e da Cebit 2011).
A corrida das empresas para oferecer o melhor tablet do mercado é justificável. Um levantamento feito pelo banco canadense Royal Bank of Canada mostrou que 99,7% da população mundial não possui um tablet. Tudo que foi comercializado sobre o segmento abrange uma ínfima população do planeta. Levando-se em conta que esses eletrônicos despertam o fascínio até dos gatos, qual empresa não se interesse no enorme potencial?
Se comparados com outros aparelhos ou serviços, os tablets, em conjunto com os smartphones, representam apenas 394 milhões de usuários, contra 600 milhões que possuem TV a cabo em casa ou os 1,3 bilhão de pessoas que possuem computador pessoal (veja no gráfico).
Mike Abramsky, um dos consultores do Royal Bank of Canada, estima que, em 2014, 400 milhões de pessoas possuirão um tablet. O consultor também considera que 40% dos tablets em 2014 funcionarão com o sistema Android, do Google, superando a atual líder de mercado, a Apple, que terá 34% de representatividade. A Microsoft, segundo as previsões, ocupará o terceiro lugar com 13% de mercado, seguido da RIM, com 8%, e da HP, com 5%.
Dá esq. para a dir.: população mundial; assinantes de celular; usuários de internet; total de computadores pessoais; linhas telefônicas; assinantes deTV a cabo; jornais em circulação; usuários de banda larga; usuários de tablets e smartphones (em milhões).
Lá do Business Insider
Imagem: AP e reprodução
-
Leonardo
10/03/2011 10:08:44
Muito boa a matéria =)
-
Gustavo Krause Campos
05/03/2011 15:05:48
Podiam colocar, no gráfico, quantas pessoas tem acesso a saneamento básico.
Leia os termos de uso