Blog do UOL Tecnologia

Cofundador da Microsoft Paul Allen acusa Bill Gates de traição

Rodrigo Vitulli

O filme “Piratas do Vale do Silício”, que conta a história da fundação da Apple e da Microsoft, mostra um Bill Gates muito inteligente, mas também muito oportunista. Talvez oportunismo seja a apalavra errada; o filme pinta o fundador da Microsoft como um vilão que copiou a “mágica” interface gráfica dos computadores da Apple e lucrou bilhões de dólares com ela.

Recentemente, Gates ausentou-se da Microsoft para dedicar-se, entre outras coisas, a sua instituição Bill & Melinda Foundation. Uma de suas pretensões é erradicar a miséria em países paupérrimos da África. “Que bonzinho”, alguns diriam. Menos Paul Allen, cofundador da Microsoft.

Em uma autobiografia (não lançada oficialmente), Allen diz que se sentiu traído por Bill Gates, quando os dois ainda faziam parte do corpo executivo da companhia. Em um trecho do livro, conta que, quando estava se tratando de uma espécie de câncer, Gates e Ballmer tentaram tirá-lo do cargo por não estar “trabalhando o suficiente”:

“Eu ajudei a criar a companhia e ainda era um membro ativo, mesmo sofrendo com a doença. De repente meus colegas estavam querendo me tirar de jogo. Foi oportunismo puro e mercenário.”

Ainda segundo sua biografia, quando retomou completamente as atividades na empresa, Allen recorreu a Gates para tentar aumentar sua participação nos lucros. O pedido foi recusado:

“Naquele momento, algo morreu para mim. Eu achava que nossa parceria era baseada na lealdade, mas vi os interesses de Bill haviam passado por cima de tudo. Meu sócio pretendia ficar com o maior pedaço da torta que pudesse agarrar e isso era algo que eu não podia aceitar.”

Segundo os jornalistas do jornal “The Wall Street Journal” que tiveram acesso ao livro antes de ser publicado, Allen, que é o 57º homem mais rico do mundo, narra sua história na Microsoft com um tom triste e amargurado.

A expectativa é que o lançamento oficial de sua biografia ''Idea Man: A Memoir by the Co-founder of Microsoft'' ocorra no próximo dia 17 de abril nos EUA.

Intrigas e picuinhas sempre foram presentes no mundo das empresas de tecnologia. Conheça alguns dos duelos mais famosos:

Lá do The Wall Street Journal
Imagem
: divulgação

  1. =[

    21/04/2011 19:40:46

    Cada dia que passa aparecem os podres desses figurões da informática que enriquecem na base da sacanagem e trairagem, tipo: o cara do facebook e agora o da microsoft. Não seja surpresa algum dia aparecer alguém acusar o(s) dono(s) do google da mesma maneira.

  2. Wilker

    31/03/2011 10:53:47

    Infelizmente, neste mundo de “informática”, se você não for como o Bill, você acaba sendo que nem o Paul Allen e o Steve Wozniak (em relação ao Jobs), excluídos. É um péssimo exemplo para qualquer empresa ver este tipo de “competitividade”.

  3. Almy

    30/03/2011 16:44:30

    o couro vai comer hein

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso