Facebook é o serviço da web que mais gasta energia com servidores, diz pesquisa
Rodrigo Vitulli
O Facebook lançou mês passado um programa para livre troca de conhecimento sobre servidores e tecnologias para baratear e tornar mais ecologicamente correto o armazenamento de dados. Pudera!, a rede social de Mark Zuckerberg é de longe o serviço da web cujos servidores mais consomem energia, segundo a pesquisa realizada pela empresa Peer 1 Hosting. Não é espanto nenhum que eles invistam mesmo em tecnologias mais baratas.
“Mas eles superam o Google?”. Em partes. Note, pelo gráfico, que a pesquisa desmembrou os serviços do Google. O Gmail foi para um lado, o Maps para o outro; o mesmo aconteceu com o buscador (não mencionaram o Orkut). Se somarmos, a empresa Google consome mais energia em servidores do que o Facebook, mas mesmo assim o duelo é “pau a pau”. E, considerando o curto tempo de vida e a ascensão da rede social, podemos dizer “te cuida, Google”.
O buscador também requisita o título de servidor mais eficiente do mundo quando o assunto é energia, o que explicaria o consumo reduzido mesmo com uma gama de serviços maior. Mesmo assim, a disputa é realmente intrigante.
Confira outros dados da pesquisa.
Lá do Boing Boing / Peer 1 Hosting,
Imagem: divulgação
-
Everton
20/07/2011 14:53:59
Muito interessante este gráfico, esta moda do facebook pode passar também. Pode entrar sistemas melhores e mais eficientes. Lembra do Orkut ?
-
Cah Felix
28/04/2011 11:03:53
Mais enquanto o facebook tem um serviço com 10,52% some o serviço google de 7,74% com a porcentagem do Gmail do youtube... e q tb sao servicoes da google!?Sera msmo que a Google tem q se cuidar?
Leia os termos de uso