Blog do UOL Tecnologia

Para evitar sedentarismo, site calcula quanto tempo você passa sentado

Rodrigo Vitulli

O Gigablog respira tecnologia, mas tem uma coisa que a gente não se orgulha nem um pouco: ela deixa as pessoas mais sedentárias. Até existem algumas tentativas para fazer o esqueleto mexer um pouco mais, como o Wii ou o Kinect, mas o fato é que a maioria das pessoas fica mesmo sentada em frente ao computador e/ou televisão grande parte do dia.

Estudos mostram que as pessoas que passam nove ou mais horas por dia sentadas podem aumentar as chances de problemas cardíacos e (credo) falecimento em 40%. Isso sem falar em obesidade, diminuição do chamado “bom colesterol”, perda do fôlego entre outras coisas que a gente prefere não ficar lembrando.

Mas, se esse é o lado ruim da tecnologia, o lado bom é que as próprias ferramentas se reinventam para tentar minimizar os problemas causados por elas – eita! E foi isso que tentou fazer a equipe do ZombieFiche. Eles criaram o Standing Clock, para calcular o tempo em que você passa em pé e sentado.

O princípio do Standing Clock é muito simples: basta entrar no site e fazer o login com sua conta Google (obrigatório).  Depois, sempre que levantar, clique em “Stand up!” e deixe o contador somar quantos minutos você permanece em pé, melhorando o condicionamento do seu corpo. Repita o procedimento sempre que alterar a posição – sim, paciência também é necessário.

No final do dia, o site envia um relatório para seu e-mail dizendo quanto tempo você passou em cada posição. Não é a coisa mais revolucionária do mundo, mas o fato de fazer você lembrar a todo momento dos perigos de ficar sentado por muito pode ser o suficiente para mudar alguns de seus hábitos.

Bônus: conheça exercícios caseiros para combater o sedentarismo

Lá do Mashable
Imagem: reprodução

  1. Leda

    17/05/2011 21:50:34

    Tem muita gente aí que sofre desse mal há muito tempo...cultuando o não fazer nada, exercendo divinamente o ofício de desocupado.. Dizem que estão trabalhando...Tanto esforço por nada...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso