Blog do UOL Tecnologia

Aplicativo para iPhone permite capturar e editar vídeos de forma colaborativa

Rodrigo Vitulli

São mais de 330 mil aplicativos disponíveis na App Store. E mesmo assim novos ( e geniais) aplicativos surgem todos os dias. Parece uma fonte infinita de criatividade. Claro, a Android Market não fica atrás, mas o protagonista deste post pode ser encontrado na loja da Apple e foi feito exclusivamente para iPhone.

O CollabraCam não é tão simples de usar e exige que uma ou mais pessoas contribuam para que o resultado fique impecável (vídeo). Entretanto, se bem utilizada pode transformar qualquer um em produtor de cinema. O princípio, ao contrário é muito simples de entender: quem possuir um iPhone com o CollabraCam instalado pode compartilhar as imagens da câmera de vídeo.

O receptor, que também pode captar o sinal de mais três iPhones, poderá escolher entre os diferentes ângulos de filmagem, cada um proveniente de um usuário diferente, fazer os cortes e alternar entre as câmeras quando julgar mais apropriado. Enquanto isso o iPhone estrará gravando tudo em outro vídeo, já editado. O processo é semelhante ao utilizado profissionalmente por emissoras de televisão e produtoras de vídeo.

Os sinais são enviados de um iPhone para outro através de uma conexão Wi-Fi interna chamada de ad-hoc, o que otimiza a velocidade de transmissão.  O investimento é de US$ 6 e só funciona com iPhones 3GS ou superior (ou com um modelo de iPod equivalente).

Imagem: reprodução