Blog do UOL Tecnologia

Veja o que acontece quando ‘universo Facebook’ migra para o offline

Juliana Carpanez

“Oi, posso ser seu amigo?”, pergunta um estranho a pessoas que encontra na rua ou em um parque. Cara de paisagem. Esse mesmo homem pergunta para a mulher da loja se pode escrever na vitrine (que ele chama de wall): “escrevo na dos meus amigos”, explica. Não. Abre um álbum de fotos para desconhecidos e explica que aquela é sua ex e que agora ele mudou seu status. Silêncio. Depois fica segurando um papel com a palavra “single” (solteiro) no meio da multidão. Ãh? Diz para alguém que para na rua: “Gosto de sua jaqueta e de seus óculos escuros”. Sorriso. Pergunta qual o nome de uma mulher no Twitter, diz que vai segui-la e sai andando atrás dela. Susto. O homem, que você pode ver em ação no vídeo abaixo (em inglês), só está representando no mundo offline o que acontece na vida online. Pois é!

O conteúdo faz parte do marketing da ópera Two Boys, apresentada em Londres pela ENO (ópera nacional inglesa), que fala sobre o lado sombrio da internet. A trama tem um jovem esfaqueado, outro mais velho capturado pelas câmeras de vigilância e uma investigação envolvendo salas de bate-papo, sexo virtual e identidades misteriosas na internet. De novo: isso tudo em uma ópera. As apresentações vão até 8 de julho no London Coliseum.

Lá do Neatorama

  1. Marcia

    20/06/2011 03:07:50

    Na verdade, a ópera mostra que as pessoas não tem a coragem de se expor publicamente, mas na internet chega a se expor intimamente. Muitas vezes sem se dar conta da repercussão ou das implicações disso; como no caso do deputado americano Anthony Weiner.Ou mesmo ser qualquer pessoa... Com aparência, status, idade, nome... diferente...

  2. José Marti

    19/06/2011 23:10:57

    Vista por esse ângulo a Internet se torna uma Fantasia Bizarra! É como aquele vizinho que sempre te cumprimenta das dependências do condomínio, mas não te reconhece na calçada do outro lado da rua!

  3. Denis

    19/06/2011 22:53:12

    Esse video só mostra como Facebook, Twitter e afins são ridículos e desnecessários, ou seja, são uma apenas uma modinha inútil.Detalhe.... notem a limpeza e higiene do centro dessa cidade (suponho q seja Londres) e comparem com a limpeza no Brasil.

  4. Kauer

    19/06/2011 22:23:23

    Sensacional!E olha que nem uso Facebook...

  5. William

    15/06/2011 16:49:26

    É isso e é nisso que dá o vazio criado pela distância e discussão de certos assuntos que, infelizmente, antes de serem validados, são adotados como prática pessoal que pressupõe ser aceita. Tá certo para quem faz, e está na dúvida de quem o recebe! kkkk

  6. Pedro Henrique Rodrigues

    15/06/2011 16:39:46

    Haha, seria no mínimo bizarro ver um cara assim na rua. Mas pode crer que a sala da ópera está enchendo viu.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso