Blog do UOL Tecnologia

Simulador de gravidez para homens “chuta”, “incha os seios” e reproduz peso do bebê

Rodrigo Vitulli

Estar grávida é uma experiência incrível que somente as mulheres podem experimentar. Esta alternativa está:

a)     Correta

b)     Falsa

c)      Meio certa. Afinal, cientistas japoneses já conseguem “engravidar” virtualmente um homem.

d)     N.D.A

Sim, letra “C”. Cientistas japoneses do Instituto de Tecnologia de Kanagawa criaram um simulador de gravidez para homens (mas também pode ser usado por mulheres). O ''Mommy Tummy” é uma espécie de cinta abdominal com elementos eletrônicos capaz de simular os sintomas de uma gravidez.

Para mostrar aos homens o que é ter um bebê se mexendo dentro de si, os cientistas adicionam pequenas bolsas de ar, que inflam aleatoriamente para simular movimento e pressão. Bolsas de água internas aquecem o líquido para dar sensação de temperatura e peso.

A cinta também tem compartimentos na altura dos mamilos (polêmicos!!), que incham, dando a sensação de seios com leite materno. Todos os sintomas podem ser programados para equipará-los aos sintomas de qualquer período da gestação, desde bebês pequeninos até prontos para nascer.

De acordo com um dos idealizadores do “Mommy Tummy” (Barrida da Mamãe, em português), Takayuki Kosaka, o próximo passo é programar um modo de sincronizar uma gravidez real com o simulador, para que o marido ou companheiro sinta as exatas sensações que a futura mãe.

A seguir, um vídeo sobre como funciona o “Mommy Tummy”. Está em inglês, mas as imagens são praticamente autoexplicativas:

Lá do Engadget/DigInfoTV
Imagem/vídeo: reprodução DigInfoTV