Hospital americano transmite ao vivo pelo Twitter cirurgia de coração
Guilherme Tagiaroli
Enquanto algumas empresas promovem sorteios ou ações nas redes sociais, o hospital Memorial Hermann, nos Estados Unidos, resolveu premiar seus seguidores com um belo live-tweeting (com vídeos, fotos e resposta de dúvidas de seguidores) de uma cirurgia no coração de um paciente.
A equipe médica operou um paciente de 57 anos na segunda-feira (21), mostrando todos os detalhes da cirurgia: do processo de anestesia até o procedimento de suturação do peito do paciente. No tuíte abaixo, uma das primeiras mensagens postadas antes do início da cirurgia explicando o procedimento:
Today Dr. Macris will do a #doublebypass to restore circulation to heart using the patient’s saphenous vein along with his mammary artery.
— Memorial Hermann(@houstonhospital) February 21, 2012
As postagens no Twitter foram feitas por um cirurgião assistente. No entanto, todo o conteúdo gráfico (entenda fotos e vídeos) foi feito pelo Dr. Michael Macris, que fazia a cirurgia. De lá mesmo, ele enviada os vídeos e fotos para um computador e um cirurgião assistente tuitava e respondia questões de internautas.
O procedimento, por mais estranho que pareça (em todo momento, a pessoa que tuitava informava que havia imagens fortes), fez com que o perfil do hospital ganhasse 4 mil seguidores em duas horas – tempo que durou a cirurgia. Ao todo foram mais de cem postagens, dentre elas um gráfico explicando as partes do coração e um monte de mensagens pedindo cautela aos internautas, pois havia imagens fortes.
Segundo o Huffington Post, mais de uma dúzia de cirurgias já foram feitas no mesmo estilo. E os hospitais fazem isso para melhorar a reputação deles para com o público e mesmo com a classe médica, que, baseado em experiências anteriores, passou a se interessar em querer trabalhar em instituições que adotam o procedimento.
__
Lá do Huffington Post
Imagem: Reprodução