Blog do UOL Tecnologia

Instituto de pesquisa lista oito dicas para quem deseja ter um perfil de destaque no Twitter

Edgard Matsuki

Após realizar uma pesquisa sobre quais os tipos de perfis no Twitter que conseguem mais retweets e menções, o instituto de pesquisa Buddy Media (voltado para mídias digitais) listou oito práticas para quem deseja popularizar um perfil no Twitter. As dicas podem servir para quem divulga uma marca ou usa a rede social profissionalmente. O Gigablog listou estas dicas:

1 – Use menos de 100 caracteres nas postagens do Twitter

Com a limitação de 140 caracteres, o Twitter já é um exercício de concisão. Mas que tal se exercitar mais um pouco tentar escrever tudo com menos de 100 caracteres? De acordo com a pesquisa, tweets curtos têm 17% a mais de eficácia. O principal motivo é que uma mensagem menor dá espaço para quem quer fazer algum comentário sobre o que você disse.

2 – Colocar links nos seus tweets

A pesquisa indicou que 92% das mensagens que tiveram interação são as que tinha algum link. Entre as que receberam RT, 86% tinham links.

3 – Atualize o Twitter menos de quatro vezes ao dia

Quanto mais você posta no Twitter, menos tem interação. O ideal é postar até quatro vezes ao dia na rede social. Segundo a pesquisa, o limite máximo é seis tweets diários.

4 – Mantenha um espaço antes da URL postada no Twitter para evitar erros de link

Esta dica é mais para evitar erros. Quando o link fica junto a um caractere, o encurtador pode dar erro. Tenha atenção a isso.

5 – Peça retweets e não RT

Pedir retweet é estranho, mas dá certo. Para quem gosta de pedir que as mensagens sejam repassadas, o ideal é pedir “Retweet” e não “RT”. A pesquisa indica que quem pede Retweet usando a palavra inteira consegue 2 vezes repliques do que quem pede escrevendo RT.

6 – Use imagens sempre que possível

Quem usa imagens nos posts tem envolvimento duas vezes maior no tweets.

7 – Faça uso sábio das hashtags

Usar hashtags pode ajudar, mas não exagere. Quando se usa uma hashtag na mensagem, o engajamento do público aumenta. Duas ou mais é um tiro no pé.

8 – Poste entre sete e oito da manhã e em fins de semana

A última dica é sobre o horário de postar as mensagens. De acordo com o estudo, postagens agendadas pela manhã têm muito mais inserção do que em outros horários do dia. Sábado e domingo são os dias em que as pessoas mais dão RT.

E aí. O que vocês acham dessas dicas?