Estudo conclui que é mais fácil dizer “não” ao cigarro e à bebida do que ao Twitter
Edgard Matsuki
Pergunta rápida: é mais difícil resistir a um cigarro, a um copo de cerveja gelado ou ao Twitter? Para pesquisadores da Universidade de Chicago, a terceira opção é a resposta. De acordo com um estudo feito pela universidade com voluntários na Alemanha, o impulso de fazer um comentário no Twitter é mais difícil de ser controlado do que a vontade de beber e fumar.
Segundo os pesquisadores americanos, existem casos de pessoas que sentem vontade de usar o microblog durante o sono ou mesmo durante o sexo (imagine o que as pessoas pensariam em postar em um momento como esse). E, de acordo com o estudo, o desejo de fazer “aquele” comentário na rede social é tão grande que a possibilidade da pessoa ceder os anseios é fortíssima.
Para fazer a pesquisa, os acadêmicos de psicologia se comunicaram durante uma semana com 205 pessoas da cidade de Wüzrtburg (Alemanha). A pergunta era simples: “você está sentindo desejo de algo?”. Logo após o relato, os pesquisadores esperavam meia hora e verificavam se as pessoas haviam realizado o ato que queriam.
Depois de 7.827 “desejos” diferentes, a pesquisa viu que a maioria das pessoas que desejavam olhar o e-mail ou postar no Twitter havia realizado o anseio. “É mais fácil a pessoa ceder a um tweet do que ao cigarro e à bebida por causa do baixo custo do ato e pela disponibilidade (estar ao alcance das mãos)”, explicou Wihelm Hoffman ao jornal “The Guardian”.
É aí, vocês concordam com a conclusão da pesquisa?