Blog do UOL Tecnologia

Psicólogo diz que não ter conta no Facebook pode apontar distúrbios mentais

Edgard Matsuki

O atirador James Holmes não tinha conta no Facebook. O que isto pode significar?

Essa é ótima. As redes sociais estão virando algo tão comum que alguns empregadores estão começando a desconfiar de pessoas que não tenham conta no Facebook. Mais do que isso, um psicólogo alemão afirma que pessoas que não têm conta na rede social podem ser psicopatas.

Para exemplificar o argumento, o psicólogo alemão Christopher Moeller pegou os casos de James Holmes (homem que matou 12 pessoas em um cinema nos Estados Unidos) e de Anders Brevik (que cometeu o assassinato de 77 pessoas na Noruega).

Holmes tinha cadastro apenas no site de encontros Adult Friend Finder e Brevik tinha uma conta no MySpace. De acordo com Moeller, o fato de nenhum dos dois ter conta no Facebook pode indicar um comportamento estranho.

O psicólogo disse ao jornal alemão Der Taggspiegel que o isolamento online pode indicar uma tentativa de esconder algumas ações feitas na pela pessoa. Além disso, pode indicar que a pessoa não tem amigos na vida real (como no caso do atirador James Holmes).

Não ter Facebook pode desclassificar um candidato à vaga

Na hora de buscar uma vaga de emprego, a falta de um perfil no Facebook também pode atrapalhar quem está desempregado. Moeller afirma que da mesma forma que uma pessoa que se expõe demais na rede social é prejudicada profissionalmente, quem “se esconde” também diminui as chances de conseguir uma boa vaga.

O psicólogo fez apenas uma ressalva em relação a esta conclusão: esta ligação entre falta de redes sociais e psicopatia só pode ser feita com pessoas jovens, uma vez que pessoas com mais idade já se acostumaram com a “vida sem redes sociais”. E vocês, o que acham da conclusão?