Estudo associa uso intenso do Facebook a (mais) peso e (menos) dinheiro
Juliana Carpanez
Saia do Facebook e emagreça! Deixe as redes sociais e fique rico! As ofertas – com tom de exagero, claro – baseiam-se em um estudo acadêmico, segundo o qual as redes sociais aumentam a autoestima de seus usuários (bom!), fazendo assim com que eles tenham menos autocontrole (ruim!). A pesquisa associa o uso intenso do Facebook à massa corporal mais alta e também a um índice maior de dívidas com cartões de crédito (muito ruim!).
O estudo conduzido por Keith Wilcox (professora de marketing da Columbia Business School) e Andrew T. Stephen (professor assistente de administração na Universidade de Pittsburgh) será publicado em 2013 no “Journal of Consumer Research”, segundo seus autores. Suas afirmações são baseadas em cinco experimentos, segundo os quais o aumento momentâneo de autoestima — causado pelos amigos nas redes sociais – leva a toda essa bagunça aí do começo do texto.
Confira abaixo um resumo de cinco descobertas feitas pelo estudo. Você também pode ver aqui a pesquisa completa, inclusive com a forma como foram feitos esses levantamentos.
1 – Redes sociais e autoestima
Após testes com cem voluntários (57% mulheres), os pesquisadores concluíram que navegar por redes sociais melhora a autoestima daqueles que têm laços fortes de amizade com outras pessoas nesses sites – no caso do estudo, o Facebook. O mesmo não acontece com quem tem um círculo fraco de amigos no ambiente online.
2 – Espelho, espelho meu
Testes com 180 voluntários mostraram que o aumento da autoestima mencionado no primeiro estudo está associado à forma como as pessoas se mostram no ambiente virtual. Aqueles estimulados a prestar atenção na forma como se exibem na rede apresentaram melhor autoestima durante o estudo que o segundo grupo (concentrado não nas informações que divulgavam, mas naquelas que recebiam de seus amigos virtuais).
3 – Autocontrole. Ou não
Para essa etapa do estudo, foram feitos testes com 84 voluntários, com o objetivo de relacionar o uso das redes sociais ao autocontrole, considerando comida – ou como a navegação pode influenciar escolhas não saudáveis na alimentação. A conclusão é: o aumento da autoestima diminui o autocontrole entre esses usuários que têm laços fortes de amizade no Facebook (sempre eles). Nesse contexto, é mais provável que acabem fazendo escolhas pouco saudáveis na hora de comer.
4 – Reforço
Aqui, o objetivo era confirmar a seguinte fórmula, já mencionada. O uso do Facebook aumenta a autoestima entre aqueles com laços fortes de amizades na rede, que por isso acabam apresentando menos autocontrole.
5 – Peso e dinheiro
Na última etapa, os pesquisadores contaram com 541 voluntários para relacionar o uso do Facebook à redução do autocontrole nas áreas de peso (massa corporal) e finanças. E existe mesmo essa relação (quanto mais tempo no Facebook, mais a pessoa come sem pensar na saúde; quanto mais usam a rede social, mais devem ao cartão). No entanto, não dá para dizer que o Facebook é a origem desses problemas, que podem ter começado (muito) antes de o usuário conhecer as redes sociais.