Reality show mostra a dura vida de quem trabalha postando fotos de gatos na web
Juliana Carpanez
Imagine que legal ser funcionário de um site onde a principal matéria-prima de seu trabalho sejam fotos (fo-fas!) de gatos. E onde seu foco seja acrescentar frases divertidas a essas imagens. Mais: uma companhia que tenha como missão fazer as pessoas felizes cinco minutos por dia. Essa empresa existe. Sério. Chama-se Cheezburger, fica em Seattle e tem cerca de 90 funcionários para cuidar de diversos sites (entre eles a página dos gatos, a I Can Has Chezburguer). Mas, ao contrário do que parece, a vida lá pode não ser muito divertida. Sério.
É isso o que mostra um novo reality show da Bravo TV, chamado LOL Work, que tem como cenário a sede da Cheezburguer e usa os funcionários da empresa como personagens. A primeira temporada mostra um ambiente de trabalho onde a diversão só aparece, basicamente, no produto final (na internet, com os gatos que falam uma língua própria). No dia a dia, tortas de climão são servidas com frequência, principalmente sobre a mesa de reuniões.O diretor-executivo Ben Huh, que comprou em 2007 o site dos gatos, gosta por exemplo de colocar pessoas sem afinidade para trabalharem juntas. Se A não gosta de B, a dupla será formada justamente por essas duas figuras. E ele deixa com frequência a cartilha de RH de lado, criando ou reforçando situações de conflito entre seus funcionários. Estes, por sua vez, aproveitam a ação das câmeras para fazerem caras e bocas, mostrando que desaprovam os comentários, atitudes ou opiniões de seus colegas. E dá-lhe mais torta climão saindo do forno.
Sejamos justos: trata-se de uma primeira impressão da série, pois ela está apenas no terceiro episódio (que conta, a propósito, com uma competição na qual os funcionários devem comer em um potinho de gato). E também não estamos falando aqui de casos tão extremos como os da cozinha de Gordon Ramsay (aquele de outra série, a “Hell’s Kitchen”). Mas para uma empresa moderninha de internet, que prega acima de tudo a diversão de seus clientes, a vida dos funcionários da Cheezburguer poderia ser mais fácil. Nem que fosse apenas por cinco minutos a cada dia.