Blog do UOL Tecnologia

Gatos (finalmente) ganham sua própria rede social, a Catmoji

Juliana Carpanez

Na Catmoji, você poderá passar horas vendo e postando imagens fofas de felinos sem ser julgado

Os gatos dominam a internet e, por isso, nada mais justo do que terem sua própria rede social. Cientes disso, dois amantes malasianos de gatos criaram o site Catmoji, com conteúdo em inglês e visual à la Pinterest. Nele, os usuários podem exibir seus gatos, participar das catmunities (hã?) e criar seus próprios catvatares (hã, hã?). Ok, menos. O importante é saber que essa rede social existe e que nela você poderá passar horas vendo e postando imagens fofas de felinos sem ser julgado. Adeus, Facebook. 😛

Tal qual o Orkut na década passada, o Catmoji exige convite de seus usuários – é preciso cadastrar seu e-mail para receber essa autorização. A partir daí, você pode usar a rede social com seu login do Twitter ou do Facebook. Também como acontecia nos primórdios do Orkut, a rede social para amantes de gatos ainda é bastante lenta. Mas vale dar uma chance (você já fez isso pelo Orkut!), pois ela foi lançada há apenas dez dias.

Com conteúdo em inglês e com visual à la Pinterest, rede Catmoji reúne fotos de gatos

O programador Matthew Phiong e a designer Koekoe Loo, autores do projeto, dizem que a missão da página é fazer da internet um lugar melhor e mais feliz com a presença dos gatos (o site I Can Has Chezburguer, que também usa os felinos como protagonistas, tem a parecida proposta de “fazer as pessoas felizes cinco minutos por dia”).

Como atalho para essa tal felicidade, a rede social divide as fotos em categorias: popular, últimas, fofos, engraçados, felizes, tristes e surpresos. O usuário pode criar sua própria página – usando os tais avatares de gato, se assim quiser –, onde reúne seus posts, o número de curtidas, os usuários que segue e também seus seguidores. O perfil parece com a timeline do Facebook (daí nossa humilde sugestão, de que o nome do site fosse Catbook).

Se você não quiser participar da rede, optando pelo voyeurismo, também dá para ver as fotos: nesse caso não será possível interagir com o conteúdo nem com outros usuários. Outra opção para quem não quer se envolver é acessar o Tumblog, que reúne diariamente “as melhores das melhores fotos e vídeos selecionadas diariamente do Catmoji”. Se joga!

Perfil parece com a timeline do Facebook; em nossa humilde opinião, a rede deveria chamar Catbook

Leia também:
Com fama de mau humor na internet, gato Grumpy Cat é fêmea e adora brincar
Reality show mostra a dura vida de quem trabalha postando fotos de gatos na web 
Para adotar gato, pai exige mil “curtir” no Facebook; filhos superam os 110 mil