Blog do UOL Tecnologia

Empresa de marketing relaciona filtro do Instagram com personalidade do usuário

Juliana Carpanez

A empresa de marketing Marketo publicou um levantamento que relaciona o tipo de pessoa que você é ao filtro do Instagram que usa – há tudo isso com um certo exagero e bom humor. Confira abaixo quem é quem nessa história, com base nas imagens divulgadas na rede social de fotos (comprado pelo Facebook, o Instagram diz ter 100 milhões de usuários ativos por mês, 40 milhões de novas fotos por dia, 8.500 “curtir” e 1.000 comentários por segundo).

Normal
Segundo a Marketo, essa é uma opção dos extremos: aqueles que não sabem muito bem como mexer no aplicativo ou “fotógrafos” que arrumam as imagens em outras ferramentas e as publicam no Instagram com a hashtag #nofilter. “Você não está enganando ninguém”, brinca a publicação. Nota do editor do Gigablog: também serve para gatos (como este ao lado), devido ao alto teor fotogênico. 

Earlybird
Com visual retrô, esse filtro é adotado por aqueles que tiram fotos de seus toca-discos. “Esses fotógrafos adoram criticar tudo o que é moderno”, define. Ainda segundo o levantamento, fotos com Earlybird (como essas ao lado) são típicas daqueles que gostam de manter amigos com visual dos anos 70.

X-Pro II
O usuário dessa alternativa é um otimista (esse sentimento vale até para registrar fotos de lixo, como esta ao lado). Eles veem o mundo com cores mais vivas e, no caso de chuva, registram as gotas caindo sobre o para-brisa. Depois, basta aplicar o filtro e fazer dessa linda foto seu papel de parede.

Valencia
Adotado por pessoas que parecem sensíveis à luz, o filtro faz a foto parecer desbotada. “Não sabemos se eles estão permanentemente com dor de cabeça, mas os usuários do Valencia optam sempre por um tom abaixo”, afirma a Marketo. Ao lado, uma prancha de surf tristonha, no clima Valencia.

Rise
Esta é uma opção comum entre os artistas preguiçosos, como define o levantamento. “Esses usuários querem filtros em suas fotos, mas não querem visualizar todas as opções. Assim como querem fotos iluminadas, mas não querem aprender a fazê-las. O Rise, posicionado de forma conveniente entre as cinco primeiras opções, é a resposta.”

Hefe
Os loucos por cores optam pelo Hefe: eles querem transformar todas as suas fotos em obras de arte vibrantes, mesmo que se trate de um chinelo na areia (algo na pegada da foto ao lado). “Cuidado com as fotos de pôr-do-sol, a não ser que você queira ficar cego”, adverte o levantamento.

Amaro
Favorita entre os usuários com perfil de coruja, essa é a opção para fotos que não estão iluminadas — seja por uma condição do ambiente ou incompetência do ''fotógrafo''. “O Amaro salva aquelas fotos escuras do bar”, diz.

Hudson
Os frios de coração, que parecem ver o mundo como um lugar “vivo demais”, geralmente optam por esse filtro. Isso porque o filtro Hudson dá uma aparência de frieza a qualquer registro – especialmente capas de livros clássicos que o “fotógrafo” está lendo.

Brannam
O filtro de quem abandonou a faculdade de Artes (mas a mantém no coração). “Eles querem fotos muito dramáticas, sem se importar em quão chato pode ser um prato de comida, uma árvore ou um banco no parque”, define. A imagem ''brannamiana'' aí ao lado diz tudo.

Nashville
Quem é descolado e não se esforça muito nos cliques (o que os torna ótimos) usa esse filtro em suas fotos. É como aquele amigo que vai bem na prova sem estudar. “Eles tiram a foto perfeita e pegam leve com o filtro.''