Blog do UOL Tecnologia

Série ‘Friends’ antecipou Facebook (e a trollagem na rede) em 2003

Juliana Carpanez

Em 2003, Eduardo Saverin conheceu Mark Zuckerberg na Universidade de Harvard. Naquele mesmo ano, antes de essa dupla criar qualquer projeto (o fim da história você conhece), os personagens de “Friends” já falavam de um site para conectar ex-alunos da faculdade. E mais: nesse mesmo episódio chamado “The One with the Memorial Service”, liberado há dez anos, os personagens já praticavam a trollagem via internet. “Precursores” define.

No 17º episódio da nona temporada de “Friends”, Ross apresenta a Chandler um site voltado para alunos da faculdade onde os dois estudaram 15 anos antes. Nele, explica Ross, é possível postar mensagens, contar como você está e também descobrir o que os colegas estão fazendo (uma garota que esnobou Ross, por exemplo, se deu mal quando sua empresa de internet quebrou).

Sarcástico, Chandler define que é uma ótima forma de contar para todos que está desempregado e não tem filhos.

Definido na série o conceito de rede social – que por lá nunca ganhou este nome –, Chandler parte para a zoeira. Ele escreve no perfil de Ross que o paleontólogo namora com um dinossauro (“melhor sexo do mundo”). Ross rebate, criando uma página na qual anuncia que Chandler é gay (a brincadeira tem até uma montagem com Photoshop, quando você ainda usava Paint!). E Chandler revida anunciando no site a morte de Ross. Trollagem da pura, amigos, nos primórdios das redes sociais.

Resta saber se Zuckerberg, então com 19 anos, assistia a “Friends”. Se a resposta for sim, vale reescrever a história do Facebook, mencionando o paleontólogo Ross Geller como uma grande inspiração para o projeto.

Atualização: o Orkut só surgiu em 2004, antes de o episódio acima ir para o ar. Em 2003, as redes existentes (e das quais você provavelmente já ouviu falar) eram LinkedIn, MySpace e Hi5.

Lá do Huffington Post