Blog do UOL Tecnologia

Em 1947 um precursor do Skype permitiu fechar um contrato

Márcio Padrão

O Skype, o Google Hangouts e outros programas e apps realizam há alguns anos parte do futuro imaginado pelos Jetsons, com o recurso de chat por vídeo.

Por outro lado, mesmo em 2016, fechar um contrato com validade legal à distância é algo pouco comum; a burocracia de vários países ainda prefere mexer com papel –apesar de que alguns progressos vêm acontecendo nos últimos anos, como audiências por videoconferência e juízes usando o WhatsApp para acelerar processos judiciais.

Em 1947, unir conversa por vídeo a questões jurídicas parecia algo quase utópico e impossível de conceber. Mas naquele ano, nos EUA, foi assinado um contrato dessa forma.

Em uma estratégia de publicidade, executivos da fabricante de carros Chevrolet assinaram um acordo com a emissora de TV Dumont para patrocinar alguns programas. Isso foi feito simultaneamente pelos contratantes a mais de 320 quilômetros de distância, entre Nova York (foto acima, tirada do blog ''Modern Mechanix'') e Washington. Eles filmaram cada uma das partes mostrando detalhes do contrato para o outro lado, para se assegurar de que estavam assinando o mesmo conteúdo.

Não bastasse a cena inusitada, a foto mostra como a televisão da época estava longe dos modernos monitores planos e finos de LCD que temos hoje. Era sem dúvida uma época de pioneiros.