Blog do UOL Tecnologia

Rumor: WhatsApp pode lançar verificação de usuário por e-mail

Márcio Padrão

O WhatsApp costumar verificar contas com um SMS enviado ao número de telefone cadastrado pelo usuário. A mensagem traz uma senha de seis dígitos que ao ser colocada no app, o login é completado. Mas um vazamento indica que a equipe do WhatsApp estuda ampliar a segurança dessa verificação, introduzindo uma confirmação por e-mail.

Uma imagem vazada pelo site MSpoweruser mostra um e-mail enviado a um usuário com um tipo de FAQ (perguntas mais realizadas) com questões como ''Entre com seu endereço de e-mail'', ''Confirme seu endereço de e-mail'', ''Crie uma senha de seis dígitos'' e ''Adicione um endereço de e-mail se você esqueceu sua senha, para recuperá-la''.

As mudanças a princípio seriam testadas na versão para Windows Phone, para só depois ser expandida para as plataformas iOS e Android.

O recurso funcionaria da seguinte forma: após o procedimento padrão de autenticação com o número de telefone, a pessoa pode optar por criar seu próprio código de seis números, mas para isso precisaria cadastrar um endereço de e-mail. Este seria verificado pelo app com o envio de uma mensagem. Após esta verificação, o usuário estará apto a criar sua própria senha.

Este recurso –chamado de verificação em dois passos– ainda não foi confirmado oficialmente pelo WhatsApp e por isso seu lançamento não é garantido: pode ser apenas um experimento.

É fato, porém, que a segurança dos usuários é um item caro ao WhatsApp, vide a criptografia ponto-a-ponto usada por eles e a longa polêmica contra a Justiça brasileira para abertura de dados para investigações criminais.