Blog do UOL Tecnologia

WhatsApp deve adotar em breve proteção de conversas com senha

Larissa Leiros Baroni

whatsapp

Após a polêmica mudança de sua polêmica de privacidade, o WhatsApp planeja implementar um novo mecanismo de proteção com senhas de seis dígitos para a liberação do acesso ao aplicativo.

A informação foi divulgada pelo site Android Authority, que teve acesso a um programa de tradução dos textos padrões do WhatsApp. As frases traduzidas do inglês para o holandês incluem ''Digite o atual código de seis dígitos'', ''Senhas não coincidem. Tente de novo'' e ''Insira um endereço de e-mail recuperação''.

Bons indicadores do que pode estar por vir, não? Não está claro, no entanto, se o recurso de senha será opcional ou obrigatório.

Mas o uso de um e-mail de recuperação, como sugere a publicação, tende a ser opcional. O recurso possivelmente será usado para garantir que os usuários possam recuperar as suas senhas mediante o esquecimento.

Vale lembrar que já há diversos aplicativos externos –e sem nenhum relação com o WhatsApp– que possibilitam a inclusão de senhas para a abertura do app, que mesmo sendo criptografado de ponta-ponta não está a salvo de bisbilhoteiros.