País planeja banir Facebook todo dia por 6h; imagina se a moda pega?
Fabiana Uchinaka
O governo de Bangladesh lançou uma proposta inusitada: bloquear o Facebook da meia noite às 6h, todo santo dia, ''pelo bem dos estudantes e jovens'', que estão sendo ''afetados'' em suas ''capacidade de trabalho'' por conta da rede social.
A discussão foi parar na comissão reguladoras das telecomunicações do país, que passou horas discutindo o assunto e concluiu que a iniciativa era inviável: é impossível bloquear o Facebook apenas para estudantes, porque não há uma forma efetiva de identificar a idade dos usuários.
Fora que as pessoas podem usar redes privadas virtuais e servidores proxy para contornar o bloqueio, além de existirem outros programas tão distrativos quanto, como WhatsApp, Viber, IMO… O bloqueio prejudicaria ainda quem quer conversar com pessoas de outros países.
Segundo o jornal ''The Daily Star'', o órgão concluiu que pais, escolas e a mídia devem se envolver, em vez de se impor um bloqueio ao site. Ele recomenda usar ferramentas de controle parental, privacidade e recursos de segurança para ajudar os jovens a usar suas contas na rede social de forma adequada.
Mas esta é só uma recomendação, cabe ao governo decidir sobre o caso, explica o jornal.
A Associação de Software e Serviços de Informação de Bangladesh já prometeu ir para as ruas protestar, caso a proposta avance. ''Os estudantes usam o Facebook para seus estudos em grupo, e os burocratas precisam entender isso'', disse Mustafa Jabbar, presidente da entidade, ao ''The Daily Star''.
Em 2015, o governo de Bangladesh já bloqueou durante 22 dias sites como Facebook, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp. Em 2012, o YouTube ficou fora do ar por 260 dias. Então, o risco é real.
Já pensou? Você iria para as ruas para ter direito ao Facebook?