Blog do UOL Tecnologia

Conspiração? Site mostra onde você estaria no outro lado do globo

Márcio Padrão

Terraplanistas! Globalistas! A internet virou cenário para uma batalha que supostamente estava resolvida desde o século 17: decidir o formato do planeta Terra. A teoria sobre a conspiração da Terra plana tem ganhado força, mas este site não apenas refuta isso como é um bom passatempo para entender a lógica do globo terrestre.

O Antipodes Map usa duas janelas com a plataforma Google Maps e um campo de busca para você dar seu endereço físico atual. Caberá ao site encontrá-lo no mapa à esquerda, e à direita vai mostrar a antípoda, isto é, o ponto diametralmente oposto da Terra onde você se localizaria. Mais ou menos como ''cavar um buraco tão fundo que chegaria até a China'' –quem nunca brincou disso na infância?

Por exemplo, se colocamos o endereço do UOL em São Paulo, o site nos mostra que estaríamos… afogados no Oceano Pacífico, entre o Japão e as Filipinas. Ele aponta até as coordenadas com latitude e longitude, caso queira navegar até lá e cavar o buraco no sentido oposto.

O mais lúdico é que um bonequinho aparece nos dois mapas para exemplificar: em um ponto, está ele com a cabeça enfiada no chão como um avestruz; no outro, apenas a cabeça aparece para mostrar o final do buraco.

O site ainda traz algumas curiosidades sobre esse exercício de geografia:

  • As duas maiores áreas antipodais humanas estão localizadas no Leste Asiático (China , Mongólia) e América do Sul (Argentina e Chile).
  • As maiores massas de terra antipodal são o Arquipélago Malaio (Indonésia, Filipinas e Nova Guiné), que é antipodal para a Bacia Amazônica e áreas andinas adjacentes.
  • O continente australiano é a maior massa terrestre com seus antípodas inteiramente no oceano.
  • A maioria dos locais na Terra não tem antípodas terrestres.
  • Por definição, o pólo norte e o pólo sul são antípodas.

Vivendo e aprendendo.