Blog do UOL Tecnologia

Jogo ‘Mario’ ganha versão analógica em caixa de sapatos
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Rodrigo Vitulli

Engraçado como de vez em quando o digital parece banal e o que chama atenção mesmo é o analógico, “roots”, como diriam os heróis da resistência. Estão todos tão acostumados com o videogame, que uma caixa de sapatos com circuitos elétricos chama a atenção. Veja a adaptação do Mário Bros. que estudantes em Seattle, nos EUA, criaram. A missão do jogo é se esquivar dos obstáculos para evitar que a movimentação do cenário seja interrompida.

 

 

Mas o vídeo é só a ponta do iceberg de um projeto grandioso chamado Teagueduino (foto abaixo). Esse nome estranho aí, Teagueduino, é um circuito muito simples capaz de ser controlado pelo computador. Ele é composto de cinco portas de entradas e cinco portas de saída, todas passíveis de receber códigos de programação simples e ligar ou desligar interruptores, motores e sensores.

De acordo com os desenvolvedores do Teagueduino, a ideia é muito didática para ensinar eletrônica a crianças ou a quem simplesmente gosta de eletrônica. O circuito é totalmente controlado por um software de computador. Um dos exemplos mais legais é justamente o jogo em caixa de papelão, inteiramente programado com um desses circuitinhos.  Quando o Mário de papelão toca um obstáculo, o computador automaticamente entende o “curto-circuito” e interrompe o movimento do cenário. Caso contrário, a velocidade aumenta gradativamente.

O projeto está participando de uma campanha de arrecadação de fundos coletiva, chamada de crowdfunding. A meta era conseguir, pelo menos, US$ 22 mil para financiar todo o projeto. Até o fechamento deste post, o projeto já havia arrecadado mais de US$ 27. Você também pode ajudar a financiá-lo acessando o site Kicstarter. O investimento mínimo é de US$ 1.

Lá do Gizmodo US
Imagem: reprodução

 


Perfil da rede CBS no Twitter publica post sobre morte de Steve Jobs
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Rodrigo Vitulli

A rede de televisão norte-americana CBS publicou na última sexta-feira um tuíte em seu perfil ''What's Trending'' (“Qual é a tendência?”, em português), alegando que Steve Jobs, segundo fontes, possivelmente estaria morto. O tuíte foi apagado menos de um minuto depois, mas foi tempo o suficiente para que os mais de 11 mil seguidores respondessem a mensagem, espalhando o boato pela rede social.

Poucos minutos após a publicação, o perfil ''What's Trending'' divulgou um tuíte corrigindo o mal entendido com a seguinte mensagem: “Desculpe-nos, as notícias sobre a morte de Steve Jobs não foram confirmadas”.

Steve Jobs renunciou oficialmente do comando da Apple alegando problemas de saúde. Em seu lugar, Jobs indicou Tim Cook, ex-chefe de operações da companhia.

Em agosto de 2008, a agência de notícias Bloomberg publicou por engano um obituário de Steve Jobs com mais de 17 páginas. Na época, Jobs ainda era o CEO da companhia. Até a data presente, não há notícias confirmadas sobre o estado de saúde do ex-CEO da Apple, apenas fotos como a que ilustra o álbum abaixo:

Lá do Gawker


Vídeo oficial mostra Windows 8 iniciando em oito segundos
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Rodrigo Vitulli

Uma das tarefas da Microsoft para manter o Windows como líder irrefutável no mercado de sistemas operacionais é torná-lo cada vez mais rápido e funcional. E parece estar conseguindo. Em um vídeo divulgado no blog oficial de desenvolvimento do Windows 8, a gerente de programação para plataforma kernel, Emily Wilson, demonstra a inicialização do Windows 8, que acontece em menos de oito segundos.

Agora a explicação técnica: o Windows 8 não encerra totalmente as atividades do computador na seção de kernel quando o computador é desligado (a seção kernel funciona como uma unidade do sistema operacional responsável por fazer a ponte entre hardware e software). Diferente do Windows 7, a versão do sistema operacional ainda em desenvolvimento armazena as tarefas em execução no disco rígido e dispensa a inicialização toda vez que o usuário liga o computador.

Oito segundos? Sério? Então confira o vídeo:

Lá do Gizmodo US


Blogueiro japonês usa MacBook Air para cortar ingredientes do jantar
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Ana Ikeda

Caro leitor do Gigablog: caso tenha o estômago fraco, seja pelo camarão cru, seja pelo MacBook Air encostando no tal fruto do mar, não prossiga na leitura deste post.

O blogueiro japonês Ehita Sakai, do Mochroom, percebeu a semelhança do notebook ultramegablaster fino da Apple com as facas Ginsu (“É como um cutelo chinês”, escreveu no post), deu um pulinho no mercado e…. voilà, preparou um jantar para os amigos. USANDO O MACBOOK AIR PARA CORTAR OS INGREDIENTES, gentem…

Confira a destreza dele ao limpar o camarão:

 

Além de cortar a acelga, o shitake, os minimilhos, o mestre cuca ainda descascou a cenoura usando o notebook, mas confessou que fatiá-las com o gadget da Apple era impossível. Fotos do passo a passo do preparo, você vê aqui. Mais vídeos de alimentos sendo cortados, aqui.

Se ficou bom, não sabemos. Como os amigos tiveram coragem de provar o rango, tampouco. Ah, no Brasil, o MacBook Air é vendido a partir de R$ 2.999 (nos EUA, a partir de US$ 999). Faquinha cara.

Lá do Huffington Post

Imagem: Divulgação

 


Site usa tamanho da letra para identificar internautas que tuítam muito ou POUCO
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Rodrigo Vitulli

Gente que fica flodando timeline do Twitter. Essa palavra estranha aí, “Flodando”, é usada pelos descolados para designar aquelas pessoas que tuitam freneticamente, como se não houvesse amanhã, e entopem sua timeline. Mas, além de reclamar, agora é possível abaixar o volume dessas pessoas.

Ok, a ideia é meio paradoxal mesmo. Como é possível diminuir o volume de textos? Ué, você não grita em caixa-alta? Para diminuir o volume, diminua a letra. E é justamente isso que faz o serviço Shuu.sh (nome sugestivo, né?)

Em poucas palavras, o Shuu.sh classifica os usuários da sua timeline em uma escala que vai de 0 a 11, sendo “11” aquele cara que tuíta MUITO. A partir de então, exibe uma timeline com o tamanho de letras baseado na escala. Quanto mais eloquente, menor será a letra.

E funciona! Em um breve teste, o repórter que vos escreve notou que existem pessoas interessantes habitando o Twitter, e com coisas realmente interessantes para serem ditas, mas que são literalmente “flodados” por twitólogos carentes e frenéticos. Todos Curte!

Lá do The Next Web
Imagem: reprodução


Blog reproduz fotos históricas utilizando filtros do Instagram
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Rodrigo Vitulli

Gosta de fotografia? Então você deve ter lido algo a respeito do Instagram, um aplicativo para iPhone que adiciona filtros retrôs às fotos tiradas com o smartphone.  A bem da verdade, o Instagram dá uma forcinha àqueles que não têm muito talento para o click, fazendo qualquer foto parecer artística, estilizada e bem tirada.

Mas a pergunta é: será que os bons fotógrafos da humanidade seriam tão bons se, na época, suas câmeras tivessem sido substituídas por iPhones munidos do Instagram? Quase impossível de responder isso. Quase. O blog Mastergram reproduz fotos lendárias como se tivessem sido tiradas com um dos filtros do aplicativo.

Algumas ficaram tão bacanas quanto na versão original. Outras perderam a magia que só a tecnologia da época poderia captar. De qualquer forma, o remake é válido e curioso. Confira:

Lá do The Next Web


Um quarto dos usuários notam anúncios pagos no Twitter, aponta pesquisa
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Rodrigo Vitulli

Um estudo divulgado nesta terça-feira pela empresa especializada em análise de mercado digital Lab 24 mostrou que Twitter e publicidade podem coexistir. De acordo com a pesquisa, os anúncios pagos podem, sim, ser relevantes ao público alvo e, quando bem feitos, pôr fim a relação de amor e ódio entre usuários do Twitter e publicidade (quando logados).

No final de junho, os administradores do microblog anunciaram que iriam introduzir na timeline dos usuários tuítes patrocinados, desde que o mesmo usuário siga a conta do anunciante. O anúncio causou polêmica e gerou reclamações pesadas dos usuários, mas isso não impediu que a proposta se concretizasse.

Três meses depois e outra notícia divulgada (mas ainda não confirmada) pelo “New York Times” também causou comoção: os usuários passariam a receber tuítes patrocinados de contas que não seguem. O Twitter, entretanto, só iria direcionar tuítes patrocinados a usuários que possuem certo interesse com o conteúdo da propaganda, cruzando palavras chaves e seguidores em comum. Ao que tudo indica, a funcionalidade deve ser inaugurada em breve.

O resultado divulgado pela Lab 24 mostra, porém, um lado desconhecido e surpreendente sobre tuítes patrocinados: 24,8% dos entrevistados disseram notar os anúncios patrocinados quando os julgam interessantes. Além disso, 21,6% alegaram já terem ganhado descontos por conta de algum tuíte patrocinado, enquanto 21,2% apontam o Twitter patrocinado como uma forma eficaz para se conhecer uma marca ou promoção.

Também existiram respostas negativas: 10,9% dos entrevistados disseram que os tuítes patrocinados prejudicam a navegação, enquanto 4% alegaram nem terem sequer percebido que o tuíte não era espontâneo. Ao todo foram entrevistados 500 usuários durante o mês de agosto de 2011.

Lá do The Next Web
Imagem: Getty Images

 


Google homenageia cantor Freddie Mercury com animação em página inicial
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Rodrigo Vitulli

É quase inevitável interagir com o a página do Google nesta segunda-feira. O doodle, aquela brincadeira com o logo da empresa, homenageia neste dia cinco de setembro um dos maiores vocalistas de todos os tempos: Freddie Mercury, da lendária banda Queen.

Ao som da agitada “Don’t Stop Me Now”, o Google exibe uma animação de tirar o fôlego, mesclando diversas etapas da carreira do cantor, que completaria 65 anos se estivesse vivo, com famosos clipes da banda.

Durante a animação, o logo do Google interage com cenas que exemplificam ao pé dá letras trechos da canção. Tudo isso com o brilho e pompa característicos das espalhafatosas apresentações de Freddie frente ao público delirante de seus shows.

Freddie deixou os fãs do Queen órfãos em 1991, vítima de complicações agravadas pelo vírus HIV.

Confira a animação:

Imagens: reprodução

O Google costuma ser bem criativo com seu próprio logo. Relembre aqui algumas das brincadeiras mais legais:

 


Criadora do site ‘Huffington Post’ quer que você durma longe do celular
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Juliana Carpanez

Arianna Huffington defende que os internautas não fiquem o tempo todo zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Arianna Huffington é dona do site “Huffington Post”, que produz conteúdo próprio e também dá link para diversas outras fontes, quando assim considera interessante. A dona da página comprada pela AOL por US$ 315 milhões tem três Blackberrys e não tirou o olho de um deles nem durante sua palestra no evento info@trends, nesta sexta-feira (2), em São Paulo. Apesar do perfil ultraconectado, o conselho dela é: durma com o celular sempre longe da cama (nem que aquela seja a última tomada da casa, acrescenta o Gigablog).

Isso porque a mulher ultraconectada defende (e muito) momentos offline para “podermos nos conectar com nós mesmos”. E se o telefone estiver perto da cama, diz Arianna, ele vai prejudicar seu sono. Você vai usá-lo até dormir e pode até acordar para dar uma olhada na timeline do Twitter, que toma bons rumos na madrugada. “Hoje eu presenteio meus amigos com aqueles despertadores antigos [sem dock para carregar celulares]”, brincou a executiva de origem grega (marca que ainda carrega no forte sotaque).

A defensora do sono disse ter descoberto que a vida 100% online não vale a pena depois de um acidente causado por noites em claro, conectada. Durante uma viagem, enquanto procurava a universidade onde sua filha estudaria, ela deixou de entrar na internet de dia para realizar todas suas atividades online à noite. Até que, ao voltar para casa, acabou desmaiando de exaustão sobre sua mesa de trabalho. Quebrou o maxilar e teve de tomar alguns pontos na região do olho.

“É importante desconectar-se para recarregar as energias”, afirmou Arianna para uma plateia completamente equipada de notebooks, iPads e celulares em atividade. #ficadica pessoal!


‘Pedreiro virtual’ esquenta Twitter com gincana de cantadas #seulindo
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Ana Ikeda

Cantada de pedreiro é assim: todo mundo sabe uma (ou já levou, convenhamos). Mas daí isso virar um dos assuntos mais comentados pelos brasileiros no Twitter, ah, caro leitor do Gigablog, é fenômeno digno de registro.

Tudo aparentemente começou há poucas horas, depois do perfil @pedreiro_online (foto) receber insistentes pedidos de “faz uma cantada aê com economistas…”, “com veterinário”, “com músico”, “com blablabla…”. Então, aparentemente assoberbado, o Pedreiro falou para seus mais de 180 mil seguidores criarem suas próprias cantadas com a hashtag #FalaAePedreiro.

Bastou para que as frases romântico-bregas levassem o tema para o topo dos trending topics. Embora muita gente tenha esquecido a terminação BÁSICA e OBRIGATÓRIA dos tuítes… “Te jogo na parede e te chamo de massa corrida. SUA LINDA”.

Tem até pedreiro nerd na área: “Me chama de Facebook e deixa eu te cutucar”. Rá!

Veja abaixo o exercício de criatividade (#not) dos tuiteiros. Quem sabe você se inspira…: