Blog do UOL Tecnologia

Página de erro do Windows Phone pede para usuário inserir CD no celular

Guilherme Tagiaroli

Alguns (poucos) usuários de Windows Phone se depararam com a imagem abaixo de erro, após mexerem em configurações avançadas do sistema. Nela, basicamente, está escrito:

O Windows falhou ao iniciar. Uma recente mudança de hardware ou software pode ter causado [a anomalia]. Para consertar o problema:

1. Insira seu disco de instalação do Windows e reinicie seu computador

2. Escolha as configurações de idioma e clique em ''Próximo''

3. Clique em ''Reparar seu computador''

 

Interessante foi a solução sugerida pelo software, pois (até onde eu sei) ainda não há celulares equipados com drive de CD (imagine só que legal instalar um aplicativo via CD-ROM no smartphone?).

O fato é que essa mensagem, por mais bizarra que seja, só aparece em casos extremos.  Mikko Hypponen, da empresa de segurança F-Secure, postou a foto ao lado e, após algum tempo, foi consultado pelo perfil do Twitter WindowsPhoneSupport sobre o que ele tinha feito.

Ele respondeu: “Não se preocupe, consumidores convencionais nunca verão esta mensagem. “. Em seguida, Hypponen disse que a mensagem foi exibida após ele tentar “brincar um pouco com flashing” – que é quando se mexe no sistema operacional instalado no smartphone.

Apesar de ser praticamente impossível de aparecer, é engraçado que o sistema do celular sugira a reparação do Windows por meio de um disco. O erro até lembrou os clássicos erros de tela azul do Windows:

__

Lá do TheNextWeb

Imagem: Reprodução